Dezenas de ovelhas andaram estranhamente em círculos por 12 dias seguidos na região da Mongólia Interior, no norte da China.
O comportamento bizarro, capturado em um vídeo de vigilância, mostra o grande rebanho marchando continuamente no sentido horário em um círculo quase perfeito em uma fazenda.
Algumas outras ovelhas podem ser vistas observando de fora, enquanto outras às vezes ficaram imóveis no centro.
O vídeo da estranha cena foi twittado na quarta-feira pelo jornal estatal chinês People’s Daily, que informou que as ovelhas estão perfeitamente saudáveis e a causa do comportamento permanece um mistério.
A dona das ovelhas, identificada como a Sra. Miao, afirmou que o espetáculo começou com algumas ovelhas antes que todo o rebanho se juntasse, informou o Metro. Embora existam 34 currais na fazenda, apenas as ovelhas em um dos currais – número 13 – têm agido dessa maneira.
内蒙古,养殖场羊群连续多日原地转圈,主人诧异:到底是咋回事呢?In Inner Mongolia, the sheep in the farm have been circling in place for many days. The owner is surprised: What's going on? pic.twitter.com/GDV3LyGgga
— 塔娜 (@flyfish6788) November 11, 2022
Eles estavam em movimento desde 4 de novembro, e pararam no dia 16, tão misteriosamente quando começaram. Não está claro se eles pararam para comer ou beber.
Alguns especularam que o comportamento das ovelhas poderia ser causado por uma doença bacteriana chamada Listeriose – também conhecida como “doença circular”.
“Inicialmente, os animais afetados ficam anoréxicos, deprimidos e desorientados. Eles podem se lançar para os cantos, encostar-se a objetos estacionários ou circular em direção ao lado afetado”, de acordo com o Merck Manual.