O Japão é um país fascinante por diversas razões, e o sistema de trens certamente é um dos fatores que fazem com que este país seja tão incrível. O sistema ferroviário é o principal método de transporte entre os japoneses. Para se ter uma ideia, são 20 mil quilômetros de cobertura ferroviária, e é possível ir para praticamente qualquer lugar do país usando os trens. Isso gera uma série de benefícios para a população, contribuindo na luta contra o sedentarismo, já que as pessoas caminham até os trens, evitando engarrafamentos e fazendo fluir melhor o vai e vem de pessoas todos os dias.
Mas nem todos os trens japoneses são iguais, e quando comparados com as máquinas de outros países, eles são totalmente diferentes.
É possível passar a noite em um trem.
https://www.instagram.com/p/BTztCCGlmNJ/?utm_source=ig_embed
O chamado ‘Sunrise Express’, que consiste em dois trens, ‘Sunrise Izumo’ e ‘Sunrise Seto’, andam conjuntamente de Tóquio até Okayama – onde se dividem e partem para localidades diferentes. O primeiro vai até Izumoshi, enquanto o segundo segue até Takamatsu.
Como as viagens podem ser bastante longas, as pessoas costumam passar a noite nestes trens, com vários vagões diferentes – a depender da classe do bilhete que você comprou.
Na classe chamada ‘Single Deluxe’, você tem um “quarto” só para você, com uma mesa, uma cadeira e uma pia, além da cama. Ao chegar, você ganha pantufas, toalhas e um roupão de banho, bem como sabonetes e shampoo. A sensação é como se você estivesse em um hotel.
Já na classe “B” você tem quartos para uma ou duas pessoas, que não diferem muito da primeira classe.
A grande diferença está na classe chamada “Nobinobi”, onde você passa a noite junto com várias outras pessoas, com acomodações divididas por uma pequena parede de madeira. Você pode achar que isso é um tanto quanto desconfortável, mas quem já passou por essa experiência diz que é uma boa oportunidade para você conhecer novas pessoas e fazer amizades. Mas é claro, não é a melhor opção para quem busca um pouco mais de sossego e privacidade.
https://www.instagram.com/p/BYviBlUHoLO/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/4JtmAbojSJ/?utm_source=ig_embed
Chuveiros, áreas para fumantes e banheiros.
Se os trens que você está acostumado a ver no Brasil não possuem nenhuma infraestrutura para os passageiros, saiba que no Japão é bastante diferente. Nos trens com o Sunrise Express, onde as pessoas passam muito tempo viajando, a estrutura oferece banheiros, áreas para tomar banho, bem como os famosos “fumódromos”.
O curioso, no entanto, é que você normalmente precisa pagar para tomar banho (o que provavelmente faz com que alguns pessoas dispensem a higiene). Na maioria dos casos, para tomar uma ducha você precisa comprar um cartão especial, que lhe permite, em média, 6 minutos de água fluindo por um dos chuveiros disponíveis no vagão. Para alguns, pode ser um grande desafio se ensaboar e enxaguar em apenas seis minutos, mas vale tudo para não ficar malcheiroso durante a viagem!
E você, já viajou de trem no Japão? Conte a sua experiência!