Os peixes bebem água?

Eles estão sempre no mar. E, apesar da crença popular, os peixes não bebem necessariamente água. Eles apenas usam o líquido para fins particulares.

O termo beber não é o que se aplica da melhor maneira na situação, já que um peixe ingere água apenas para respirar e para fazer trocar gasosas com o ambiente externo.

Um peixe vive com uma constante troca de água com o ambiente que vive, pois ele precisa de um equilíbrio entre a quantidade de sais presentes no próprio organismo e no ambiente que vive.

peixes-bob-esponja

Nos peixes de água doce, existe uma maior concentração de sais no organismo do que no ambiente. Por isso, eles não precisam necessariamente “beber” uma grande quantidade de água por dia.

Já nos peixes de água salgada, a concentração de sais é maior no ambiente do que no organismo dos animais. Com isso, o oceano faz a água “sair” do organismo destes peixes, fazendo com que peixes de água salgada “bebam” uma grande quantidade de água por dia para manterem suas atividades.

Ambos os processos são conhecidos como osmose.

E como isso acontece?

A respiração dos peixes faz com que a água chegue até as brânquias do animal para acontecerem trocas gasosas. Isso faz com que o oxigênio seja absorvido e que o gás carbônico seja eliminado.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...