Início » Notícias » Os famosos canais de Veneza secaram quase completamente

Os famosos canais de Veneza secaram quase completamente

Lucas R.

Publicado em

Os famosos canais de Veneza secaram quase completamente
As famosas vias navegáveis de Veneza, Itália, começaram a secar, deixando os serviços de táxis aquáticos e passeios de barco inoperantes.

Quando você imagina uma visita a Veneza, pode imaginar um passeio romântico de gôndola por canais pitorescos, enquanto um cavalheiro italiano senata você e seu parceiro com lindas canções de amor. No entanto, está difícil encontrar um canal com água suficiente para navegar esses dias.

As famosas vias navegáveis de Veneza, Itália, começaram a secar, deixando os serviços de táxis aquáticos e passeios de barco inoperantes. O popular ponto turístico experimentou anos consecutivos de seca, com este ano mostrando sinais de mínimos recordes.

A cidade, normalmente preocupada com os riscos de inundações, agora está experimentando marés extremamente baixas, resultando em poças obscuras em vez de corpos de água serenos. As secas também estão impactando outras partes da Itália, incluindo o Lago de Garda, um local cênico agora no seu menor nível de água já registrado.

Os famosos canais de Veneza secaram quase completamente

Em 2022, a Itália enfrentou sua seca mais severa em mais de sete décadas, levando algumas regiões a declarar um estado de emergência. O especialista em clima Massimiliano Pasqui, do Instituto de Pesquisa Científica italiana da CNR, afirmou que o país estava experimentando um déficit hídrico desde o inverno de 2020-2021 e exigiria “50 dias de chuva” para se recuperar.

O professor associado de oceanografia e física atmosférica Davide Zanchettin, comentando o esgotamento preocupante das águas de Veneza, explicou que, embora o fenômeno seja raro nas últimas décadas, não era incomum no passado.

Os famosos canais de Veneza secaram quase completamente

Ele esclareceu que a questão não se devia apenas à falta de precipitação, mas uma combinação de fatores meteorológicos e astronômicos, como até a lua influenciando em muito ou pouco água. Outros fatores que contribuem para a escassez de água são as correntes marítimas.

Os famosos canais de Veneza secaram quase completamente

Zanchettin se referiu à situação como “um inconveniente” semelhante à neve nas ruas de uma cidade típica, tornando o transporte desafiador, pois alguns canais se tornaram superficiais demais para navegar. Essa falta de rotas viáveis pode apresentar problemas para serviços de emergência, dado o aumento do tráfego em outras áreas.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.