Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Localizado nos arredores da serra Sredna Gora, cerca de 40 km ao norte de Plovdiv, na Bulgária Central, encontra-se a antiga cidade de Hisarya, famosa por suas fontes de minerais. Esta pequena maravilha da natureza tem atraído pessoas desde os tempos pré-históricos, com traços de assentamento que remonta pelo menos ao século 4 a.C. São as águas curativas das fontes de Hisarya e seu clima agradável que levaram os romanos a este lugar em 46 a.C. Os romanos derrubaram os trácios e Hisarya tornou-se uma cidade romana.

Não aconteceu muita coisa nos próximos 250 anos, até que o Imperador Diocleciano decidiu promover Hisarya em uma cidade romana. Imediatamente, houve construções em toda Hisarya enquanto a pequena cidade tentava adaptar-se à prestigiada função. Edifícios e casas de banho foram construídos, e as ruas foram estabelecidas, mas as construções mais impressionantes eram os muros maciços de fortificação ao redor da cidade.

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: Ramon/Flickr

As paredes têm um comprimento total de 2,3 km, e eles cercam completamente a cidade onde a maioria das estruturas romanas residem. Além de algumas rachaduras e rompimentos, as paredes estão quase completamente intactas e é uma das muralhas mais bem preservadas do período da Antiguidade e da Europa.

As paredes medem até 11 metros de altura, e na parte sul é mais alto ainda, com 13 metros. A entrada da cidade era guardado por quatro portões impressionantes. O portão sul é apelidado de “Os Camelos”, porque quando o arco da porta quebrou-se no meio, começou a se assemelhar a dois camelos olhando um para o outro, antes de ter sido parcialmente reparado no século 20.

Há ruínas romanas em todos os lugares. Edifícios públicos, um pequeno anfiteatro, o quartel da guarnição romana, as fundações das mais antigas igrejas na Bulgária, bem como uma fortaleza romana que é a melhor preservada na Bulgária.

Sob o governo dos romanos, Hisarya cresceu e no início do século 4, com a chegada do cristianismo, tornou-se um importante centro dessa religião. Por volta do século 5, foi a terceira maior cidade da província, depois de Plovdiv e Stara Zagora.

Após a queda do Império Romano, a cidade próspera diminuiu e se transformou em uma pequena aldeia com apenas algumas casas habitadas. Foi nesses tempos que Hisarya ganhou seu atual nome, que em turco significa “castelo”.

Após a libertação da Bulgária em 1878, Hisarya tornou-se próspera mais uma vez, quando as nascentes de água mineral foram re-descobertas e o local tornou-se um local de recreação popular. Hoje, é uma cidade com o spa mais conhecido na Bulgária.

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: Bulgarian Archives State Agency/Wikimedia

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: www.vacacionesbulgaria.com

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: Vladi Stoichkov/Wikimedia

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: Vassia Atanassova/Wikimedia

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: Ramon/Flickr

Os Antigos Muros Romanos de Hisarya

Foto: Иван/Wikimedia

Fontes: Wikipedia / Wondermondo / bulgariatravel.org

Comentários
Carregando...