Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Os 10 maiores mistérios históricos (que provavelmente nunca serão resolvidos)

A história nos intriga e encanta, justamente por não podermos examiná-la enquanto acontece, e sim apenas com o que restou dela. Há mistérios que jamais conseguem ser resolvidos, justamente por falta de material suficiente (ou nunca encontrado ou destruído pelo tempo)>

A total falta de respostas pode tornar um mistério algo nunca resolvido e para sempre intrigante. É o caso dos itens que você vai conferir a seguir.

2

  1. Quem foi Jack, o Estripador?

Em 1888, Jac matou pelo menos cinco mulheres em Londres e ainda mutilou seus corpos. Algumas cartas foram enviadas para a polícia assinadas pelo suposto “Jack, o Estripador” (Jack, The Ripper)

O assassino de mulheres nunca foi encontrado e durante várias décadas as pessoas apontram vários nomes suspeitos. Houve até um livro que sugeriu que Jack fosse, na verdade, uma mulher. Há  também quem acredite que o assassino fosse um médico, tamanha a precisão de seus cortes nos corpos das vítimas.

O mistério nunca ficou resolvido e é muito pouco provável que uma resposta ainda apareça um dia.

3

  1. Onde está Jimmi Hoffa?

O líder sindical que se envolveu com o crime organizado desapareceu em Oakland, em Michigan, nos Estados Unidos, ainda no ano de 1975.

Hoje em dia presume-se que esteja morto, mas a identidade do assassino e a localização do corpo continuam misteriosamente ocultos.

4

  1. Onde está o túmulo de Cleópatra?

Os autores antigos pregam que Cleópatra foi enterrada junto a Marco Antonio, e que o tumulo estaria localizado perto do templo de Isis, num lindo monumento decorado com pedras preciosas.

No entanto, a localização do túmulo permanece um mistério. Em 2010 Zahi Hawass, especialista de Antiguidades do Egito, realizou escavações em um local perto de Alexandria, agora chamado Taposiris Magna e encontrou várias descobertas arqueológicas interessantes; mas o túmulo de Cleopatra não estava entre os achados.

5

  1. Quem matou o presidente Kennedy?

Provavelmente um dos principais mistérios de todos os tempos da história americana e que permanece cheia de incógnitas.

Em 22 de novembro de 1963 Kennedy foi assassinado por Lee Harvey Oswald, embora muitas pessoas especulem que ele não era o único atirando aquele dia. Em 24 de novembro, antes que ele fosse a julgamento, Oswald foi morto por Jack Ruby, dono de um clube noturno. Ruby morreu de câncer quatro anos depois.

A teoria mais aceitável é que Oswald assassinou o então presidente sozinho. E Ruby matou Oswald por sua própria vontade. Sua motivação era porque queria poupar a viúva Jacqueline Kennedy do desconforto do julgamento. Mas ainda há vários historiadores que não concordam com essas explicações e embora muitas teorias alternativas tenham aparecido, jamais saberemos ao certo.

6

  1. Oak Island

Muitos mistérios cercam Oak Island, uma ilha localizada na Nova Escócia, no Canadá. Dizem, por exemplo, que há um tesouro enterrado num poço, supostamente deixado  lá pelo capitão pirata William Kidd.

Por mais de dois séculos várias expedições custando milhões de dólares foram feitas para o local, de pessoas de todas as partes do mundo, todas sem sucesso. A “busca” virou até reality show no History Channel.

 7

.

  1. O tesouro do rolo de cobre

Em 1952 um rolo de cobre foi encontrado por arqueólogos em uma caverna, junto a outros pergaminhos do Mar Morto. A escrita foi toda gravada num rolo de cobre e registra uma grande quantidade de tesouros ocultos, de prata e ouro.

O rolo data de mais de 1900 anos, para um tempo em que o Império Romano dominava a área. Se o tesouro todo era mesmo real, jamais descobriram seu paradeiro.

8

  1. Onde foi parar a Arca da Aliança

Em 587 AC, um exército babilônico, sob o rei Nabucodonosor II, conquistou Jerusalém, saqueando a cidade e destruindo o primeiro templo, um edifício usado pelo povo judeu para adorar a Deus.

O Primeiro Templo continha a Arca da Aliança, que segundo conta-se, continha as duas tabelas registrando os 10 Mandamentos. Onde a Arca foi parar, não se sabe.

Fontes antigas indicam que a arca foi levada de volta para Babilônia ou escondida antes da cidade ter sido capturada. Também é possível que ela tenha sido destruída durante o saque da cidade. De qualquer forma, a localização da arca é desconhecida.

9

  1. Os Jardins Suspensos da Babilônia

Não está claro quando os magníficos jardins suspensos foram construídos onde hoje se situa o Iraque. Mas escritores antigos os descreveram como tão incríveis e admiráveis, que os consideravam uma “Maravilha do Mundo”.

Por volta de 250 AC, Filo de Bizâncio escreveu que os Jardins Suspensos tinham “plantas cultivadas a uma altura acima do nível do solo, e as raízes das árvores estavam embutidas num terraço superior e não na terra”. Até agora, os arqueólogos que escavaram a Babilônia foram incapazes de encontrar os restos de um jardim que atenda a essa descrição. Isso deixou os arqueólogos com uma pergunta: Será que os jardins suspensos realmente existiram?

10

9. Atlântida era real?

Segundo Platão contou em uma história, havia um continente chamado Atlântida no Oceano Atlântico e que conquistou boa parte da Europa e da África em tempos pré-históricos. Ainda na história, os habitantes de Atenas atacaram Atlântida em um conflito que culminou no desaparecimento do continente sob as águas.   Enquanto nenhum estudioso sério acredita que esta história é literalmente verdadeira, alguns especularam que a lenda poderia ter sido inspirada, em parte, por eventos reais que aconteceram na história grega.

11

10. Como era a real aparência de Jesus?

Os evangelhos sobreviventes datam de quase 100 anos após a vinda de Jesus. A falta de textos sobreviventes de sua própria época deixa os estudiosos bíblicos com uma série de perguntas: Quantos evangelhos foram escritos? Quantas das histórias descritas realmente aconteceram? Como era Jesus na vida real?  Embora novas pesquisas sempre apontem para novos detalhes de sua vida, os estudiosos acham muito improvável que se saiba inteiramente quem era e como era a aparência de Jesus.

 

Comentários
Carregando...