Um relatório publicado no Cureus Journal of Medical Science em 13 de dezembro descreveu o caso de uma mulher de 52 anos que foi diagnosticada com uma forma avançada de câncer de estômago que acabou levando à sua morte.
A mulher vinha sentindo dor de estômago há três semanas e notou que o branco de seus olhos estava amarelado. Ela também estava vomitando, havia perdido peso, não tinha apetite e estava se sentindo mais cansada do que o normal.
Após um exame mais aprofundado, os médicos determinaram que a mulher tinha um tipo de câncer de estômago chamado adenocarcinoma gástrico, que havia crescido tanto que bloqueava a passagem dos sucos digestivos entre o estômago e o intestino delgado. Esse bloqueio causou o acúmulo de uma substância amarelada chamada bilirrubina, que deixou os olhos da mulher amarelos.
Embora o amarelecimento dos olhos possa ser um sintoma de câncer de estômago avançado, também é um sintoma de outras condições, como cálculos biliares e pâncreas inflamado.
De acordo com o National Cancer Institute, o amarelecimento dos olhos e da pele pode ser um sinal de câncer de estômago avançado, que também pode causar sangue nas fezes, perda de peso inexplicada, vômitos e dificuldade para engolir. Os primeiros sintomas da doença podem incluir inchaço após comer, azia e perda de apetite.
O câncer de estômago representa aproximadamente 1,5% de todos os novos diagnósticos de câncer nos Estados Unidos a cada ano, e é mais comum em homens do que em mulheres. Em média, as pessoas são diagnosticadas com câncer de estômago aos 68 anos.
No caso da mulher descrita no relatório, o câncer se espalhou para o intestino e não pôde ser removido por meio de cirurgia. Os médicos realizaram uma cirurgia paliativa para aliviar os sintomas, mas não para curar a doença.
Após a operação, a mulher recebeu alta do hospital e recusou tratamento adicional com quimioterapia. Ela morreu dois meses depois.
Estima-se que 26.380 novos casos de câncer de estômago serão diagnosticados em 2022 e que aproximadamente 11.090 pessoas morrerão por causa disso.