Início » Animais » Olho-de-barril: O peixe bizarro com olhos giratórios e cabeça transparente

Olho-de-barril: O peixe bizarro com olhos giratórios e cabeça transparente

Lucas R.

Publicado em

Peixe olho-de-barril
Conheça o intrigante peixe olho-de-barril, uma maravilha das profundezas oceânicas, com olhos tubulares e cabeça transparente.

Que tal um mergulho na zona crepuscular do oceano, onde criaturas extraordinárias como o peixe olho-de-barril (Macropinna microstoma) encontram seu lar. Este incrível morador das profundezas do Mar de Bering e do Oceano Pacífico Norte, localizado entre 600 e 800 metros abaixo da superfície, é mais do que um mero residente aquático.

Cabeça transparente e olhos tubulares

O peixe olho-de-barril se delicia com uma dieta de zooplâncton e pequenos crustáceos, conhecidos como copépodes. No entanto, não são suas preferências gourmet que o tornam uma maravilha subaquática; ao contrário, são seus impressionantes olhos tubulares e cabeça transparente!

Exatamente como seu nome indica, o o peixe olho-de-barril tem olhos em forma de barril que podem girar para cima através de suas testas completamente transparentes. Ao contrário do que se pensa, suas lentes não são verdes, mas saturadas com um pigmento amarelo. Esta característica única ajuda oo peixe olho-de-barril a distinguir a luz do sol da bioluminescência, uma diferenciação necessária para sobreviver nas profundezas escuras do oceano.

VEJA TAMBÉM:
Pessoas alertaram sobre a teoria do 'Peixe do Juízo Final' depois que mergulhadores encontraram rara criatura

Nas profundezas do oceano, você encontrará um mundo onde os raios do sol são apenas um brilho fraco. Neste mundo nebuloso, as sombras das criaturas marinhas ainda podem ser identificadas por predadores à espreita nas profundezas. Para ludibriar esses caçadores, muitos seres marinhos evoluíram para emitir luz de suas partes inferiores, criando uma camuflagem enganosa.

Não sendo passado para trás, o o peixe olho-de-barril utiliza sua astúcia óptica para filtrar a luz do sol, evitando assim ser enganado por criaturas que buscam ocultar suas sombras, segundo o LiveScience.

Como o peixe olho-de-barril caça

Seu modus operandi é eficaz e cativante. Os peixes olho-de-barril permanecem na escuridão, imóveis, até perceberem uma possível refeição flutuando acima. Então, em um impulso de energia, eles partem para cima, a boca pronta para engolir a presa. Ao mesmo tempo, seus olhos giram para uma posição voltada para frente para manter a presa em vista.

VEJA TAMBÉM:
Por que os gatos escolhem uma pessoa para dormir?

Um fato interessante surgiu em 2021, quando cientistas filmaram um desses raros peixes das profundezas no Canhão de Monterey, Califórnia. Os pesquisadores especularam que o peixe olho-de-barril se alimenta de crustáceos e larvas presos nas tentáculos dos sifonóforos, organismos semelhantes a águas-vivas com cordões de até 40 metros de comprimento.

O exclusivo capacete transparente do peixe pode servir como um escudo protetor contra as células urticantes desses tentáculos. Mas, assim como muitos outros aspectos desta enigmática criatura, isso ainda precisa ser comprovado.

No mundo sombrio do mar profundo, o peixe olho-de-barril continua a despertar intrigas e mistérios, provando mais uma vez que a natureza tem uma caixa ilimitada de surpresas. Suas características cativantes e incríveis habilidades de adaptação o tornam verdadeiramente a encarnação viva do maravilhamento oceânico. Então, da próxima vez que você pensar no oceano, lembre-se, ele é mais do que apenas peixes – é um reino subaquático de criaturas bizarras e incríveis como o peixe olho-de-barril.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.