Pular para o conteúdo
Óculos são deixados no chão de museu e visitantes pensaram que era obra de arte

Óculos são deixados no chão de museu e visitantes pensaram que era obra de arte

Em 2016, dois adolescentes da Califórnia, Kevin Nguyen e TJ Khayatan, visitaram o Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMoMA) e se mostraram pouco impressionados com a simplicidade de algumas exposições.

Para testar suas próprias habilidades artísticas, eles colocaram um par de óculos no chão e observaram enquanto os visitantes do museu consideravam a brincadeira como arte genuína, com alguns até tirando fotos da falsa instalação.

Kevin, de 16 anos, e TJ, de 17, ficaram intrigados com as exposições, que incluíam dois animais de pelúcia em um cobertor. “É isso que vocês chamam de arte?”, questionou Kevin, enquanto TJ acrescentou: “Nós olhamos e pensamos: ‘Isso é bem fácil. Nós poderíamos fazer isso sozinhos.'”

Motivados por essa percepção, a dupla experimentou colocar uma jaqueta e um boné de beisebol no chão, mas nenhum deles chamou atenção. No entanto, quando Kevin colocou seus óculos Burberry abaixo de uma placa da galeria, as pessoas começaram a tratar os óculos como uma obra de arte autêntica em apenas três minutos.

A brincadeira rapidamente ganhou atenção da mídia. As fotos de TJ no Twitter ainda alimentam até hoje um animado debate sobre o que se qualifica como arte. Embora representantes do SFMoMA não estivessem disponíveis para comentar, o museu respondeu via Twitter, destacando o contexto histórico de desafiar os métodos tradicionais de criação e exposição de arte, exemplificado pela “Fountain” de Marcel Duchamp, um mictório exibido em um pedestal.

Kevin, que era aluno do ensino médio na época, expressou que a arte abstrata é frequentemente mais difícil de interpretar, levando à perda de interesse. TJ, que planejava frequentar a faculdade comunitária no outono, disse que não viram todas as exposições do museu e provavelmente visitariam novamente. Quando questionados se tentariam outra brincadeira, TJ respondeu: “Dada a atenção que recebeu, pode ser uma boa ideia. Nós demos boas risadas com isso.”

A brincadeira dos adolescentes no SFMoMA levanta questões sobre a definição de arte e até que ponto contexto e apresentação podem influenciar a percepção. Ao colocar objetos comuns como óculos, uma jaqueta e um boné de beisebol em um ambiente de museu, Kevin e TJ desafiaram as suposições dos visitantes e provocaram uma discussão sobre a natureza da arte.