Sol a pino é sinônimo de diversão, certo? Nem sempre, especialmente se você deixou alguns objetos relaxando dentro do carro sob o sol escaldante.
Acha que o tempo quente é só sobre sorvetes derretidos e escritórios desconfortavelmente abafados? Hora de repensar! Claro, sabemos que devemos passar protetor solar, procurar sombra e evitar a insolação após uma longa sessão ao ar livre, mas e nossos carros?
O Serviço de Bombeiros e Resgate de Nottinghamshire, do Reino Unido, recentemente postou um lembrete arrepiante no Twitter sobre os perigos de deixar objetos em um carro fervendo. Chocando a todos, eles revelaram uma foto de um incêndio provocado por um item tão comum quanto óculos de sol esquecidos no painel. A mensagem deles? “O sol forte pode começar um incêndio. Mantenha objetos reflexivos longe da luz solar direta.”
Não foi um cenário fictício ou um exercício de treinamento. Foi um chamado genuíno em Nuthall, às 17h05, em um sábado quente. Uma equipe de Stockhill teve que correr para controlar o incêndio.
As pessoas online ficaram atônitas. Comentários inundaram a postagem de pessoas espantadas que tal item ordinário poderia causar tanto estrago. “Nunca soube disso! Obrigado”, disse um, enquanto outro acrescentou: “Boa informação, parece grave. Parabéns pelo alerta e por atender ao incêndio.”
O sol estava a todo vapor neste fim de semana prolongado em todo o Reino Unido. Claro, havia algumas nuvens tentando estragar a festa em alguns lugares. O Met Office não chegou a declarar ‘condições de onda de calor’, mas ainda estava quente o suficiente para atrair até os mais resistentes a sair de casa.
Então, da próxima vez que você estiver prestes a deixar seu carro sob o olhar penetrante do sol, faça uma verificação rápida. Certifique-se de que nenhum objeto reflexivo possa potencialmente causar uma surpresa indesejada. Isso inclui óculos de sol, garrafas de água e espelhos, por exemplo.