O rosto aterrorizante de uma formiga sob o microscópio

Do ponto de vista humano, as coisas parecem ter uma aparência, mas isso muda diametralmente quando submetidas ao microscópio.

Costumamos ver as formigas como seres minúsculos que vagam pelos cantos mais inesperados e mais como uma força comunitária do que como indivíduos solitários, mas talvez você nunca veja um inseto desses como em uma das imagens participantes do concurso da Nikon que premia o mundo visto ao microscópio.

O Nikon Small World 2022 aconteceu há algumas semanas e premiou diferentes fotografias do mundo microscópico. O vencedor foi a perna de uma lagartixa que brilha sob a lente e teve um grande trabalho por trás disso. Mas a realidade microscópica tem muito mais para nos dar e uma das fotografias participantes que não obteve o prêmio do concurso é a captada pelo lituano Eugenijus Kavaliauskas.

Kavaliauskas dedica-se à fotografia da vida selvagem e é especializado em aves de rapina, mas para o concurso Small World, decidiu dar uma olhada diferente nas florestas que visita constantemente; desta vez na menor escala.

Ele decidiu apontar o obturador para uma formiga, embora dissesse que não queria tirar uma fotografia comum de um inseto, mas queria transmitir a ideia de ‘criação’. “Estou sempre em busca de detalhes, sombras e cantos ainda não descobertos. O principal objetivo da fotografia é ser um descobridor”, diz.

O fotógrafo lituano obteve um close extremo do rosto de uma formiga usando um microscópio óptico com a técnica de luz refletida e uma ampliação de lente X5. Dessa forma, ele conseguiu capturar o rosto da formiga com um nível de detalhes que não havia sido observado antes.

Embora existam outras fotos que mostram as formigas de perto, elas normalmente não mostram o nível de detalhes que Kavaliauskas conseguiu capturar. Em sua imagem pode-se admirar os olhos vermelhos da formiga e uma textura de seu rosto que, acompanhada de sua pilosidade que dá a sensação de dentes díspares e afiados, lhe dão uma semelhança com um orc do mundo fantástico de JRR Tolkien.

É claro que a intenção do fotógrafo lituano não é despertar o terror em relação a esses pequenos insetos, mas sim despertar a curiosidade entre os espectadores. Uma infinidade de detalhes na natureza estão esperando para serem descobertos, basta olharmos nas direções certas para mudar nossa perspectiva sobre os seres que compartilham o planeta conosco.

buy metformin metformin online