O que são essas linhas pretas onduladas nas estradas?

Se você já fez uma longa viagem, há uma grande chance de ter visto aquelas linhas pretas onduladas que cobrem certas partes da rodovia. Embora essas cicatrizes na estrada possam parecer confusas, elas normalmente não são motivo de preocupação. As linhas pretas são simplesmente a vedação de rachaduras que foram usadas para remendar a estrada.

A maioria das estradas modernas no Brasil é pavimentada com asfalto, que é essencialmente uma forma pegajosa, preta e semi-sólida de petróleo. As rachaduras podem aparecer neste material por vários motivos, desde desgaste ou tráfego repetido até mudanças de temperatura que fazem com que o material se expanda e contraia. A entrada de água nas rachaduras também pode causar grandes problemas para a superfície da estrada.

Entre os muitos tipos diferentes de trincas, a trinca por fadiga geralmente pode fazer com que as trincas surjam e se espalhem em um padrão irregular e aparentemente aleatório que se parece um pouco com a pele de um jacaré.

O que são essas linhas pretas onduladas nas estradas?

Para consertar as rachaduras feias, os reparadores de estradas costumam usar selantes de borracha asfáltica com polímeros adicionados para dar mais flexibilidade. O resultado é um líquido parecido com alcatrão que é derramado sobre as rachaduras onde se infiltra e solidifica.

Isso é feito em vez de repavimentar todo o trecho da rodovia, ou mesmo revestir sua superfície, o que custa muito caro para as autoridades municipais.

Embora a maioria dos motoristas não encontre problemas ao passar pelo selante de rachaduras, alguns acreditam que eles podem ser perigosos. Apelidando o padrão de “cobras de alcatrão”, eles argumentam que o material selante pode esquentar em dias quentes, tornando-se mais líquido e mais escorregadio. Isso pode ser um problema especialmente importante para motocicletas, que são mais propensas a escorregar em superfícies.

Se você vir uma planície de rabiscos pretos se aproximando de você em sua jornada, não há necessidade de entrar em pânico, embora alguns o aconselhem a diminuir um pouco a velocidade e manter a atenção focada.

buy metformin metformin online