O que são aquelas coisas estranhas que vemos flutuando no olho?

Você já reparou em uma mancha estranha, parecida com um verme, vagando sem rumo no seu campo de visão? Essas pequenas linhas onduladas, ou “moscas volantes”, são são experimentadas por cerca de 70% das pessoas. Então, o que são elas?

O que são aquelas coisas estranhas que vemos flutuando no olho?
Shutterstock

Moscas volantes são, na verdade, sombras projetadas por objetos suspensos na substância transparente e gelatinosa que compõe a maior parte do interior do olho. Essa substância é chamada de humor vítreo, e ajuda a manter a forma arredondada do olho. Depois de passar pela lente, a luz focalizada tem que passar pelo humor vítreo para alcançar a retina na parte de trás do olho. É composto principalmente de água, mas também contém proteínas e várias outras substâncias.

As manchas que vemos são normalmente proteínas do gel vítreo que se juntaram. Esses aglomerados de proteínas bloqueiam a luz e, portanto, projetam uma sombra na retina. As moscas volantes geralmente aparecem como círculos ou girinos transparentes e permanecem permanentemente em seus olhos.

Às vezes, pequenas hemorragias no olho podem causar o fenômeno à medida que os glóbulos vermelhos entram no vítreo. Isso pode ocorrer se o gel puxa os vasos sanguíneos localizados na retina. Nesses casos raros, as moscas volantes podem ter uma aparência esfumaçada e desaparecer quando o sangue é absorvido.

Por fim, elas podem ser causadas ​​pelo encolhimento do gel vítreo que ocorre naturalmente à medida que envelhecemos. À medida que o vítreo se afasta da retina, pedaços de detritos podem entrar no gel e ficaram ali flutuando. Estes geralmente parecem teias de aranha.

Moscas volantes são particularmente pronunciadas se você olhar para algo particularmente brilhante, como um pedaço de papel branco ou um céu azul.

Não há com o que se preocupar. As moscas volantes geralmente são apenas um aborrecimento com o qual as pessoas se acostumam. Em casos raros, podem prejudicar a visão e, portanto, é necessário uma cirurgia. Este procedimento envolve a remoção do vítreo e sua substituição por um líquido salino. [IFLScience]

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.