Em questão de horas, um vídeo capturando uma cena apocalíptica de uma “chuva de vermes” que inundou as ruas de Pequim se tornou viral nas redes sociais.
Os internautas compartilharam vídeos mostrando supostos insetos caindo sobre estradas, casas e veículos da cidade, com alguns cidadãos chineses relatando até a necessidade de usar um guarda-chuva para se proteger das coisas que caiam.
No entanto, as autoridades chinesas ainda não confirmaram o evento, deixando espaço para o surgimento de especulações e teorias.
Embora alguns teóricos da conspiração atribuam o evento ao início do Apocalipse, não há evidências concretas para apoiar isso. Alguns usuários de mídia social estão vinculando o fenômeno à “Lua Cheia do Verme”, um evento astronômico que deve ocorrer em 7 de março e coincide com a última lua cheia do inverno na China.
Imagens de carros cobertos com uma suposta 'chuva vermes' em Pequim têm circulado nas redes sociais. No vídeo é possível ver veículos com material até então não identificado. Autoridades chinesas ainda não se pronunciaram e, por isso, ainda não se sabe o que realmente aconteceu. pic.twitter.com/kDvHFsYgH3
— O Tempo (@otempo) March 7, 2023
O nome “Lua de Vermes” originou-se na América do Norte, onde as luas cheias receberam nomes diferentes com base no mês em que ocorreram. Segundo a tradição, a Lua dos Vermes de Março recebe esse nome devido ao aparecimento de vermes no solo no final do inverno.
Mas a hipótese mais realista sugere que o fenômeno pode estar ligado a um tipo de árvore comum na área cheia de flores de choupo, que possuem um formato estranho que lembra o de uma lagarta.