Pular para o conteúdo
O que é um ciclone-bomba que atingiu os Estados Unidos?

O que é um ciclone-bomba que atingiu os Estados Unidos?

À medida que a temporada de férias se aproxima, milhões de norte-americanos sonham com um Natal branco. No entanto, este ano esse sonho pode rapidamente se transformar em um pesadelo para mais de 200 milhões de pessoas, à medida que as tempestades extremas do Ártico atravessam as partes central e oriental do país.

Atualmente, os residentes em quase todos os estados estão sob vários alertas climáticos, com previsão de nevasca na região dos Grandes Lagos e congelamento repentino na costa leste. Até mesmo a Flórida e áreas na fronteira mexicana estão enfrentando alertas de clima perigoso, incluindo ventos de até 90 quilômetros por hora.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), temperaturas 20 graus abaixo da média e ventos congelantes com temperaturas de até -55°C são possíveis nas Montanhas Rochosas e nas Planícies do norte. Temperaturas abaixo de zero a um dígito são prováveis nas planícies centrais, meio-oeste, grandes lagos, vale de Ohio e meio-sul.

O que é um ciclone-bomba que atingiu os Estados Unidos?

Estas condições extremas não se devem apenas ao frio, mas também a um “ciclone bomba” que vai atingir o país. Esse fenômeno, mais corretamente chamado de ciclogênese explosiva, ocorre quando a pressão central de um sistema de baixa pressão cai drasticamente, pelo menos 24 milibares em 24 horas. Essas tempestades intensas trazem fortes precipitações e ventos muito fortes e, nos Estados Unidos, o clima gelado está causando mais complicações.

O ciclone bomba se forma devido às interações entre poderosos jatos de ar quente e frio. À medida que as duas massas se chocam, a pressão atmosférica cai rapidamente, assim como a temperatura. Na quarta-feira, em Dillon, Montana, a temperatura caiu 4 graus Celsius em apenas três minutos, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

O presidente Biden alertou na quinta-feira que “este não é como um dia de neve, quando você era criança. Isso é coisa séria”. O Colorado viu as temperaturas caírem de 5°C para -22°Cna quinta-feira, e em Cheyenne, Wyoming, os termômetros caíram de 6°C para -16° em apenas meia hora. Na sexta-feira, o NWS relatava temperaturas em lugares nos EUA mais de 16°C mais frias do que no dia anterior.

O Serviço Nacional de Meteorologia projetou condições semelhantes ou piores no próximo fim de semana, com temperaturas de -45°C a -56°C sendo uma possibilidade real em algumas partes dos EUA.

Mesmo em cidades e áreas metropolitanas, o congelamento de uma pessoa pode se tornar um perigo significativo. Como milhões de americanos fazem planos para visitar amigos e familiares durante a temporada de férias, o ciclone bomba é “uma situação única e perigosa”, de acordo com o governador de Ohio, Mike DeWine.

Quase 6.000 voos nos EUA já foram cancelados entre a última quinta e sexta-feira, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware, e no Canadá, a WestJet sozinha cancelou mais de 250 voos com partida na sexta-feira.

O NWS aconselhou que é melhor evitar viagens a todo custo será muito perigoso. “Se você deve viajar, prepare-se para o frio extremo. Em algumas áreas, estar ao ar livre pode levar a congelamento em minutos.”

Siga-nos no Google News