Pular para o conteúdo
O que é um ataque isquêmico transitório (AIT), condição que afetou Renato Aragão

O que é um ataque isquêmico transitório (AIT), condição que afetou Renato Aragão?

  • por
  • Saúde

O humorista Renato Aragão foi internado nessa quarta-feira (7), vítima de um Ataque Isquêmico Transitório (AIT). Saiba mais sobre essa condição.

Um ataque isquêmico transitório é uma condição que causa sintomas semelhantes aos de um derrame, mas esses sintomas são temporários e desaparecem dentro de algumas horas.

Um AIT ocorre quando um bloco temporário de uma artéria reduz o fluxo de sangue para o cérebro. Isso pode causar sintomas como fraqueza ou dormência em um braço ou perna, dificuldade para falar ou entender o que as outras pessoas estão dizendo, ou perda de visão em um olho ou em ambos. Em alguns casos, um AIT pode causar dores de cabeça súbitas ou intensas.

Embora os sintomas de um AIT desapareçam, eles são um sinal de alerta de que pode haver um risco aumentado de derrame no futuro. De fato, cerca de 10% das pessoas que têm um AIT vão ter um derrame dentro de um mês após o evento, e 30% vão ter um derrame dentro de um ano. Portanto, é importante procurar atendimento médico imediatamente se você tiver sintomas de um ataque isquêmico transitório.

O tratamento de um AIT pode incluir medicamentos para controlar a pressão arterial e reduzir o risco de coágulos sanguíneos, além de mudanças no estilo de vida para melhorar a saúde geral. Isso pode incluir coisas como perder peso, parar de fumar, praticar exercícios regularmente, e controlar a diabetes e outras condições de saúde crônicas.

Além disso, o médico pode recomendar procedimentos como angioplastia ou colocação de stents para abrir artérias bloqueadas e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia para remover o coágulo sanguíneo que está causando o bloqueio da artéria.

É importante lembrar que um AIT é uma condição séria e que requer atenção médica imediata. Se você ou alguém que você conhece tiver sintomas de um AIT, procure atendimento médico o mais rápido possível. Tomar medidas para tratar um AIT pode ajudar a prevenir um derrame futuro e garantir que você mantenha uma boa saúde geral.

No caso do humorista, o único sintoma que ele teve foi uma tontura, o que o levou a pensar que estivesse com um episódio labirintite. Depois, veio o diagnóstico de AIT. Como prevenção, ele vai ficar em vigilância neurológica durante 48 horas.