Pular para o conteúdo
O que é esse estranho hexágono que pode ser visto do espaço?

O que é esse estranho hexágono que pode ser visto do espaço?

A estação naval Harold E. Holt é uma instalação altamente secreta localizada na cidade de Exmouth, na costa oeste da Austrália. É operada pelo Departamento de Defesa australiano em nome dos governos australiano e dos Estados Unidos, e recebeu o nome de um ex-primeiro-ministro australiano que desapareceu misteriosamente enquanto nadava em 1967.

De acordo com o livro “Raven Rock” do autor Garrett Graff, o A estação é composta por 13 torres de rádio, sendo a mais alta, conhecida como Torre Zero, localizada no centro e cercada por outras seis torres dispostas em formato hexagonal.

estação naval Harold E. Holt

A principal função da estação naval Harold E. Holt é enviar sinais de rádio para navios e submarinos da Marinha dos EUA e da Marinha Real Australiana no oeste do Oceano Pacífico e no leste do Oceano Índico. É considerada a estação de transmissão mais poderosa do Hemisfério Sul.

Além de suas capacidades de comunicação, a instalação também abriga tecnologia avançada operada pela Força Espacial do Departamento de Defesa dos EUA. Isso inclui o Telescópio de Vigilância Espacial, que foi realocado para a instalação da Faixa de Mísseis de White Sands, no Novo México, em 2017, a fim de preencher uma lacuna de cobertura.

estação naval Harold E. Holt

O telescópio militar é usado para detectar, rastrear e catalogar satélites, objetos próximos da Terra e detritos espaciais. Outro radar de vigilância espacial também está sendo instalado na instalação e será operado remotamente pelo pessoal da Royal Australian Air Force, uma vez concluído. Ele fornecerá uma “capacidade de consciência situacional espacial”, permitindo o rastreamento de ativos e detritos espaciais.

estação naval Harold E. Holt

A estação naval Harold E. Holt atraiu sua parcela de controvérsia ao longo dos anos. Em 2008, um avião da Qantas apresentou um defeito temporário e caiu 200 metros em segundos. Foi sugerido que os poderosos sinais de rádio emanados da base de comunicações naval podem ter causado o mau funcionamento ao interferir no sistema da aeronave. No entanto, o gerente da base negou que os sinais possam ter causado problemas.

estação naval Harold E. Holt

Moradores da cidade de Exmouth, que foi construída ao mesmo tempo que a estação de comunicações para apoiar a base e abrigar as famílias do pessoal da Marinha dos EUA, também compartilharam suas próprias histórias sobre a instalação. Alguns a descreveram como uma das maiores do mundo, produzindo sua própria energia e água e apresentando uma mini cidade com comodidades como piscina e pista de boliche. O