Bloatware – esse hóspede indesejado no seu celular novinho em folha que você nunca convidou, mas de alguma forma recusa a ir embora. Pense nele como aqueles gadgets de cozinha extras que você nunca usa, mas estão presos na gaveta, ocupando um espaço valioso. Mas o que exatamente é o bloatware, e por que ele aparece sem ser convidado nos seus dispositivos?
O que é o bloatware?
Bloatware são os aplicativos e programas pré-instalados que muitas vezes acompanham um novo dispositivo. Sejam jogos, aplicativos de clima ou versões de teste de software, essas aplicações são como o equivalente digital de correspondência indesejada. Embora os fabricantes possam pensar que estão fazendo um favor incluindo-os, na maioria das vezes, o bloatware acaba sendo mais um obstáculo do que uma ajuda.
Então, por que o bloatware existe? Pense nisso como uma estratégia de marketing. Vendedores de software pagam aos fabricantes para incluir seus aplicativos nos dispositivos. É como receber uma amostra grátis em uma loja de conveniência. A esperança é que você goste do aplicativo o suficiente para comprar a versão completa mais tarde.
A Kaspersky, a empresa global de cibersegurança, ressalta que esses programas são frequentemente destinados a atrair os usuários a comprar as versões completas. Soa bem na teoria, mas na prática, o bloatware pode causar mais problemas do que vale a pena.
Agora, vamos ver como o bloatware pode afetar seu amado celular. Imagine seu telefone como um trem de alta velocidade, correndo sem preocupações. Agora, imagine o bloatware como carga excessiva nesse trem, diminuindo a velocidade. É uma pilha crescente de resíduos de software, como a Kaspersky descreve apropriadamente. O bloatware pode retardar a operação do seu dispositivo, consumir armazenamento e geralmente se tornar uma praga. Até gigantes de antivírus como a Avast alertam sobre a potencial redução de desempenho devido a esses programas indesejados.
Como remover
Está preocupado? Não tema, pois há algo que você pode fazer a respeito! Embora o bloatware possa ser teimoso e difícil de eliminar completamente, você pode muitas vezes “desativar” esses aplicativos. Ainda está lá, mas está fora do seu caminho. Para fazer isso, simplesmente vá em “Configurações” no seu dispositivo, clique em “Aplicativos”, encontre o aplicativo indesejado e clique em “Desativar.” Voila! É como se nunca estivesse lá.
Remover definitivamente um bloatware é possível, mas requer um acesso root ao sistema, o que pode ser avançado para a maioria das pessoas.
Primeiramente, o usuário deve ativar a “Depuração USB” no menu “Opções de Desenvolvedor” em seu smartphone. Para fazer isso, ele acessa “Configurações”, depois “Sobre o Telefone”, seguido por “Informações do Software.” Ao tocar na opção “Número da Compilação” repetidamente, o modo de desenvolvedor é ativado. Posteriormente, a “Depuração USB” é ativada na seção “Opções de Desenvolvedor.”
Em seguida, é necessário instalar os Drivers Universais ADB em um PC. Iniciando o download no site oficial dos Drivers Universais ADB, o usuário clica no botão “Baixar Drivers”. O pacote é então instalado em um local facilmente acessível, como a raiz de uma partição preferida.
Além disso, uma vez que a depuração USB é autorizada e os drivers estão instalados, começa o processo real de desinstalação do bloatware. É essencial um computador Windows com autorização de administrador e um cabo USB para conectar o smartphone e o PC.
Ao conectar o telefone ao computador, o usuário abre o Menu Iniciar e executa o Prompt de Comando como Administrador. Depois de navegar até o diretório onde o ADB está instalado, uma série de comandos é inserida:
- No prompt de comando, digite cd c: (ou o diretório onde o ADB está instalado) e pressione Enter;
- Em seguida, desbloqueie o celular, insira adb shell e pressione Enter;
- A seguir, digite o comando pm list packages -f para procurar o programa indesejado. A identificação do nome do programa pode não ser imediata, por isso, é necessário pesquisar com cuidado;
- Assim que o programa for identificado, digite o comando pm uninstall -k [nome do programa] e pressione Enter.
Em suma, o bloatware pode parecer uma irritação menor, mas pode ter efeitos significativos no desempenho do seu celular. Ao entender o que é bloatware, por que está lá e como administrá-lo, você pode tomar controle do seu dispositivo e garantir que ele funcione sem problemas. Afinal, seu celular deve ser uma ferramenta útil adaptada às suas necessidades, não uma bagunça cheia de programas indesejados.