Pular para o conteúdo
Cientistas gravaram o que pareciam "gritos" ao tentar cavar para o centro da Terra

O que cientistas encontraram no buraco mais profundo do mundo?

O Poço Superprofundo de Kola, localizado na Península de Kola, na Rússia, é uma fonte de intriga e fascínio devido ao seu status como o buraco mais profundo feito pelo homem na Terra.

Escavado pela União Soviética em 1970 durante a Guerra Fria, o projeto de perfuração foi uma tentativa de flexionar a força tecnológica na corrida para perfurar o buraco feito pelo homem mais profundo do planeta. Após mais de duas décadas de escavação, o Poço Superprofundo de Kola atingiu uma profundidade incrível de mais de 12 mil metros, que é ainda mais profundo do que a famosa Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano.

Mesmo, não chegaram nem perto do fundo do planeta. Na verdade, a broca tocou apenas um terço do caminho entre a crosta e o manto da Terra quando o experimento foi interrompido.

O que cientistas encontraram no buraco mais profundo do mundo?

O projeto de perfuração visava principalmente estudar a crosta terrestre, e os cientistas que trabalhavam no projeto descobriram muitas coisas fascinantes. Eles descobriram depósitos de níquel, cobre e até ouro ao lado de 14 espécies de microorganismos fossilizados.

No entanto, os moradores juravam ouvir constantemente gritos arrepiantes através de um microfone que foi colocado no buraco. Segundo a lenda, os ruídos eram uivos atormentados dos condenados, levando o buraco a ser chamado de “Entrada para o Inferno”.

Apesar dos boatos nunca terem sido confirmados, as histórias despertaram fascínio e intriga sobre os segredos que o centro da Terra guarda. O mais provável é que sejam apenas efeitos de som dos próprios equipamentos que os cientistas colocaram no poço.

O Poço Superprofundo de Kola foi abandonado em 1992, quando a Guerra Fria chegou ao fim e a União Soviética entrou em colapso. Desde então, tornou-se um local de lendas e mitos urbanos, com muitos se referindo a ele como a “Entrada para o Inferno”. Embora tenha sido parcialmente preenchido com concreto, o buraco ainda é um ponto de fascínio para muitos.

Você não pode copiar conteúdos desse site.