E se as aranhas fossem do tamanho dos seres humanos?

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Oito patas… Oito olhos… Um movimento estranho e intimidador, que faz muitas pessoas – cerca de 7% da população mundial, mais especificamente – terem um pavor imenso denominado como “aracnofobia”.

Elas são as aranhas e, se você faz parte do grupo dos aracnofóbicos, é melhor pular essa matéria, porque hoje iremos aflorar um pouco mais a nossa imaginação e pensar em uma possibilidade capaz de fazer qualquer aracnofóbico cair da cadeira: o que aconteceria se as aranhas fossem do tamanho dos seres humanos?

@Shutterstock

Aranhas sem dúvida são muito espertas, ágeis quando necessário e possuem muita destreza, o que faz delas verdadeiras assassinas à sangue-frio. Sua capacidade de reprodução é inacreditável e sua fome… insaciável!

Você sabia que se todas as aranhas do mundo fossem reunidas, o peso obtido superaria as 25 milhões de toneladas? Mas isso é o menos assustador em comparação com a quantidade de inseto que elas comem: cerca de 725 milhões de toneladas por ano.

Então já dá para ter uma ideia da dimensão do estrago que as aranhas fariam caso fossem do tamanho dos seres humanos, não é mesmo?

O Hobbit, a Desolação de Smaug/ New Line CInema

Se as aranhas fossem do mesmo tamanho que os seres humanos, certamente não seriam apenas 7% da população mundial que sofreria de aracnofobia, pois todos nós estaríamos em grandes problemas!

Muitas são as aranhas que não comem insetos na natureza, mas isso não significa uma preocupação a menos – não são apenas as aranhas venenosas ou carnívoras que representariam uma ameaça, já que as aranhas possuem uma faculdade tão impressionante quanto mortal: a de produzir teias.

Considerando suas atuais dimensões e espessura, uma teia de uma aranha é cinco vezes mais forte do que o aço; então no caso de uma aranha do tamanho dos seres humanos, as teias seriam como verdadeiros e mortais labirintos e o azar seria de quem ficasse preso ali.

Se você ficasse preso numa teia de aranha gigante, estaria em uma questão de vida ou morte e, para sua infelicidade, é bem provável que dificilmente conseguira sair dela. Por conseguinte, poderia morrer de fome ali ou mesmo por estar exposto às temperaturas extremas, dependendo do local em que ficasse preso. As teias de aranha são bem consistentes para suportarem pequenos insetos e, no caso de aranhas gigantes, dariam conta de um ser humano tranquilamente. O lado bom é que as teias não são muito pegajosas, o que facilitaria uma fuga, dependendo é claro do modo em que você ficou preso ou que a própria aranha tenha te prendido ali.

@Shutterstock

Agora, falando em prender em teias… se isso acontecesse, aí sim o estrago estaria feito. A título de exemplo, a tarântula-golias ou conhecida como “Aranha-golias-comedora-de-pássaros”, é considerada o maior aracnídeo do mundo e possuo duas presas que são muito mais afiadas e longas do que as presas de um guepardo.  Quando essa aranha morde sua presa, instantaneamente injeta nela uma quantidade razoável de veneno paralisante, permitindo com que a aranha faça uma refeição ali mesmo ou te guarde para o jantar.

Simplesmente assustador não é mesmo?

Bem, o mundo sempre foi o lar de muitos seres gigantes e só conhecemos uma pequena fração deles – os que já existiram, como os dinossauros por exemplo –  ou ainda uma pequena parte de monstros oceânicos imensos, muitos dos quais ainda nem catalogamos – mas esse é um assunto para uma próxima vez!

você pode gostar também
1 comentário
  1. ANTONIO ALVES Diz

    Eu gostaria de saber como seria as formigas se elas tivessem o tamanho do ser humano;

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.