O que acontece quando você esmaga uma aranha grávida

por Lucas Rabello
Publicado: Atualizado em 16,2K visualizações

Acabou de ver uma aranha na sua casa? Antes de pegar a vassoura para uma ação ninja, espere — especialmente se for uma aranha-lobo grávida. Por quê? Vou explicar para você.

As aranhas-lobo são únicas entre os aracnídeos. Diferente de outras aranhas que ficam paradas em suas teias, as aranhas-lobo são terrestres e carregam literalmente o seu futuro — as fêmeas carregam um saco de ovos em seus fiandeiros. Quando esses ovos eclodem, os filhotes não se aventuram sozinhos imediatamente. Em vez disso, pegam uma carona nas costas da mãe até estarem prontos para enfrentar o mundo por conta própria.

“Se você acha a ideia de uma aranha carregando centenas de bebês nas costas um material para pesadelos, você não está sozinho. Mas aqui vai algo ainda mais impressionante — tente esmagar uma e você pode desencadear um apocalipse de aranhas na sua sala de estar.”

Identificar uma aranha-lobo pode ser complicado; elas são frequentemente confundidas com aranhas mais perigosas como a aranha-marrom ou a viúva-negra. No entanto, há alguns sinais distintivos a serem observados:

  • Tamanho variando de 10 a 35 mm, o que definitivamente não é pouco.
  • Um conjunto assustador de oito olhos dispostos em três fileiras.
  • Corpo robusto dividido em duas partes, além das famosas quelíceras em forma de presa, usadas para mastigar presas.

Acha que tem uma aranha-lobo? Não esmague. Você pode acabar com centenas de miniaturas se espalhando pelo seu chão, como esse vídeo abaixo mostra.

Então, o que você deve fazer em vez de se transformar em um Hulk esmagador de aranhas? Tente capturá-la. Placas de cola são uma ótima ferramenta aqui; basta pegar uma na sua loja de suprimentos agrícolas local. Ou, para aqueles que preferem uma abordagem mais distante, a técnica clássica de vidro e papel funciona maravilhas. Cubra gentilmente a aranha com um vidro, deslize um papel firme por baixo e voilà — você pode relocar seu hóspede de oito patas para fora.

Encontrando muitas aranhas? Pode ser hora de chamar os profissionais. Às vezes, um especialista em controle de pragas é a melhor aposta para a paz de espírito.

  • Prevenir é melhor que remediar, certo? Aqui está como manter essas aranhas fora de casa:
  • Mantenha tudo limpo. Aspiração regular e desorganização podem ajudar bastante.
  • Armazene lenha, materiais de construção e qualquer entulho longe de sua casa — talvez jogue em um galpão.
    Pode arbustos, trepadeiras e galhos de árvores que fazem ninhos aconchegantes para aranhas, longe do exterior de sua casa.

E aquelas luzes externas? Troque por lâmpadas de vapor de sódio ou amarelas. Elas atraem menos insetos noturnos, que por sua vez atraem menos aranhas em busca de lanches.

Lembre-se, aranhas-lobo são tipicamente encontradas em folhagem e áreas gramadas, muitas vezes optando por viver em buracos ou túneis que cavaram no solo. Elas só entram em casa se encontrarem uma forma atraente de entrar ou se seus lares ao ar livre forem perturbados.

Da próxima vez que você ver uma aranha, lembre-se, ela não é uma invasora; está apenas perdida. Guie-a para fora ou impeça que entre, e você evitará uma possível história de horror com aranhas.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.