fbpx

O que acontece quando uma mosca pousa em sua comida?

Quando uma mosca pousa em sua comida, ela começa a explorar o novo terreno para a alimentação. Se considerar que a substância é digna de refeição, regurgitará a saliva na superfície, segundo Dana Nayduch, bióloga molecular do Departamento de Agricultura dos EUA. As moscas não têm dentes, então elas soltam uma espécie de saliva para liquefazer a comida, que pode então ser sugada e engolida. Este processo começa minutos ou segundos depois que uma mosca pousa. Além da regurgitação, a mosca pode defecar enquanto explora a nova superfície.

O que a mosca transfere para sua comida depende de suas viagens antes de pousar em seu almoço. O inseto pode ter visitado alguns pontos desagradáveis, como lixeiras e cocô de cachorro em uma área mais urbana, ou fazendas e carcaças de animais em uma área mais rural. A mosca também poderia ter ingerido bactérias ou as carregado em seus pés, asas ou boca. De fato, Nayduch e seus colegas identificaram mais de 200 patógenos que foram encontrados em moscas domésticas adultas.

Uma série de fatores, entre elas as viagens da mosca, determinam exatamente o que acontece quando ela pousa em sua comida. O resultado depende das espécies de bactérias que a mosca abriga, a quantidade de bactérias, se a bactéria está dentro ou fora do inseto, a proximidade da fonte da bactéria e até mesmo o sexo da mosca, diz Nayduch.

O que de pior pode acontecer quando uma mosca pousa em sua comida

O pior cenário poderia ocorrer se a mosca estivesse abrigando bactérias nocivas e que as bactérias tivessem tempo para crescer em sua comida. Por exemplo, se a mosca explorou uma lata de lixo ou excrementos de animais, e depois passou uma quantidade significativa de tempo em seu sanduíche ou na sua salada. Talvez você tenha se distraído e não tenha visto a mosca, ou tenha decidido comer depois que a comida ficou parada por algumas horas. Em casos como esse, você pode contrair uma infecção por salmonela ou E. coli, diz William Kern, entomologista da Universidade da Flórida. Isso levaria a alguns dias muito desagradáveis, mas a doença não seria uma ameaça à vida de adultos saudáveis.

Essa é a pior situação em regiões desenvolvidas, mas as moscas representam uma ameaça maior em outras partes mais pobres. Em lugares sem sistemas estabelecidos de encanamento ou saneamento, as moscas podem abrigar patógenos do lixo humano e transmitir doenças mais mortais, como cólera ou vibriose, diz Nayduch.

O que provavelmente acontece

Provavelmente nada. Se você não estiver sentado perto de uma área especialmente infestada de germes, e espantar a mosca rapidamente, poderá se sentir mais confiante de que não consome bactérias nocivas. Nossos corpos também são capazes de deter inúmeros micróbios que encontramos diariamente. “Todo dia você toca maçanetas, dinheiro e cartões de crédito, e então você morde as unhas ou esfrega os olhos e se inocula com bactérias, mas nosso sistema imunológico cuida disso”, diz Nayduch. “Então, as moscas representam uma ameaça muito pequena em cidades desenvolvidas, que tem um bom saneamento e onde a sujeira é mantida longe das pessoas”.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.