O entendimento dos seres humanos sobre o nosso próprio universo ainda é bastante limitado, e mesmo com todos os avanços científicos e tecnológicos ainda estamos longe de compreender totalmente a imensidão que nos cerca.
Por exemplo, você já se questionou sobre a possibilidade de termos mais de um universo? Na verdade, muitos teóricos e cientistas se preocupam bastante com este tema, e já surgiram com algumas teorias que tentam explicar de que forma poderia haver outros universos por aí. Confira, nesta lista, as ideias e teorias mais comuns dentro deste assunto:
1. Infinitas possibilidades.
Uma das teorias que versa sobre a ideia de múltiplos universos diz respeito às probabilidades. Uma forma bem simples e de fácil entendimento para explicar esta ideia é tomando como exemplo um experimento científico feito em laboratório. Digamos que você tenha 50% de chance de obter um resultado, e 50% de chance de obter outro. No “nosso mundo”, você só é capaz de obter um dos resultados possíveis, mas alguns cientistas questionam-se sobre o que acontece com a outra possibilidade.
Para alguns teóricos, em um universo paralelo, todas as possibilidades são exploradas – o que quer dizer que, se as suas decisões não foram as melhores neste universo, possivelmente foram melhores em uma outra realidade. [Tudo o que você precisa saber sobre a mecânica quântica]
2. Universo interminável.
Uma outra teoria diz que o nosso universo apresenta-se em um formato “plano”, expandindo-se de forma infinita. Para alguns cientistas, se isso realmente for verdade, em algum ponto deste universo interminável, a distribuição da matéria deve ter acontecido de forma idêntica à nossa – o que os leva a crer que, em algum ponto do universo, existe alguém vivendo exatamente da forma como vivemos. Isso porque, logicamente, as partículas possuem um número limitado de probabilidades de distribuição, o que ocasionalmente acabaria provocando repetições.
3. Universo simulado.
Quem já jogou The Sims não vai encontrar nenhuma dificuldade em entender esta teoria. Em poucas palavras, a teoria das simulações diz que o nosso universo pode ter sido gerado por algum tipo de computador, da mesma forma que nós simulamos milhares de universos diferentes em video-games.
Pensando desta forma, o que impediria a existência de milhares de simulações idênticas ao nosso universo?
Shutterstock
4. Matemática.
O cientista e professor de cosmologia Max Tegmark dedicou um livro inteiro, intiluado “Our Mathematical Universe”, ao que chama de teoria do “Universo Matemático”. Para ele, o universo em que vivemos não apenas pode ser mensurado de forma matemática, mas ele propriamente é feito de cálculos, e absolutamente tudo o que diz respeito a ele pode ser colocado na ponta do lápis. O universo como o vemos, neste caso, seria apenas uma interpretação feita por nós para uma pequena parte da imensidão matemática.
5. Inflação cósmica.
Shutterstock
A teoria da inflação cósmica, proposta por Alan Guth, e apoiada por vários outros cientistas, diz que o nosso universo teria se originado a partir de uma inflação provocada por uma densidade de energia do vácuo, ou uma força gravitacional repulsiva.
Em outras palavras, o que ele queria dizer é que todo o universo surgiu a partir de um mesmo ponto, chamado ínflaton. Dentro desta perspectiva, os cientistas entendem que poderia haver muitos universos semelhantes ao nosso, se não iguais, com a mesma matéria e composição, criados também a partir da mesma inflação.