Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

O propósito dessa exposição intrigante acabou chocando o mundo inteiro

Certamente você já deve ter visto na internet notícias sobre estupros e abusos sexuais, como também deve ter acompanhado informações, principalmente através da opinião pública, de que as pessoas não estavam se vestindo corretamente, atribuindo a culpa do crime à vítima por estar no local errado, na hora errada e vestindo as roupas erradas quando tudo aconteceu.

Porém, essa exposição veio para chocar o mundo com a dura realidade por trás da grande tragédia do estupro. Chamada “What Were You Wearing?” a exposição realizada pela Universidade de Kansas mostra o que as vítimas estavam vestindo no dia que tudo aconteceu.

O diretor da Universidade relata que após uma tragédia dessas uma pergunta sempre veiculada às vítimas é: “E você? O que estava vestindo?”

“Por algum motivo as pessoas pensam que é uma roupa que causa este terrível evento. Por isso a ideia da exposição é mostrar o que exatamente aconteceu e como as vítimas estavam vestidas no dia do crime.”

Cada vestuário é acompanhado com uma citação da vítima, das quais estão homens, mulheres e crianças de ambos os sexos.

 

“Ele repetia o quão bonito(a) eu era e não me deixou ir embora” – diz grande parte das citações.

“Eu estava de biquíni no dia, estávamos praticando canoagem. Era um dia muito legal… então eles vieram enquanto eu tentava trocar minhas roupas.”

“Estava usando minha camisa favorita, mas não me lembro das calças que estava usando… foi tudo tão confuso, eu só queria sair do quarto do meu irmão e voltar a assistir os meus desenhos…”

Essa mulher foi estuprada três vezes ao longo de sua vida, e por isso que três roupas apareceram na exposição.

“Acabei perdendo dois dias no trabalho e quando voltei meu chefe me perguntou o que estava usando naquele momento. ‘Calças e uma camiseta, o que mais poderia estar usando para jogar basquete?’ – respondi e nunca mais voltei àquele trabalho.”

“Estava usando um vestido. Alguns meses depois da tragédia minha mãe parou na frente do meu armário reclamando porque eu não usava nenhum dos mais vestidos mais… eu tinha apenas 6 anos de idade.”

A exposição visa mostrar que a culpa é sempre do criminoso, pois as vítimas estavam usando roupas que qualquer pessoa usa em seu dia-a-dia e as vestimentas não possuem relação com o estupro.

O diretor da Universidade não esperava essa reação, porém as pessoas ao chegarem no local, tiveram seus olhos cheios d’água.

Mesmo estando cobertas da cabeça aos pés, qualquer pessoa pode ser vítima da criminalidade e da violência.

[Ofigenno]

Comentários
Carregando...