O poderoso vulcão Anak Krakatoa entra em erupção

O vulcão Anak Krakatoa entra em erupção e lança cinzas a 15km de altitude na Indonésia. Explosão foi ouvida a uma distância de 150 quilômetros, na capital de Jacarta.

Acredita-se que a erupção seja a mais forte desde dezembro de 2018, quando produziu um tsunami mortal que matou mais de 400 pessoas nas costas do sudeste de Sumatra e do oeste de Java.

Em 1883, o vulcão entrou em erupção com uma explosão violenta que era 10.000 vezes mais poderosa do que a bomba atômica lançada em Hiroshima. A erupção matou aproximadamente 36.000 pessoas, destruiu centenas de aldeias e as cinzas viajaram até a Europa. Estudos posteriores mostraram que a erupção provavelmente reduziu as temperaturas globais por anos.

Assista ao vídeo:

Fonte

você pode gostar também
1 comentário
  1. Fred Twardokus Diz

    Eu gostaria apenas de pontuar que em 1883 quem entrou em erupção foi o próprio krakatoa, esta erupção foi tão forte que a ilha basicamente foi destruída, o que entrou em erupção em 2018 e agora, foi o “Anak krakatoa”, que é um vulcão novo que surgiu das caldeiras formadas pelo krakatoa em 1883. Ótimo texto, apenas pontuando que são vulcões, teoricamente, diferentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.