Pular para o conteúdo
O misterioso "Poço Celestial" da China. O que tem dentro do sumidouro mais profundo do mundo?

O misterioso “Poço Celestial” da China. O que tem dentro do sumidouro mais profundo do mundo?

O Xiaozhai Tiankeng, também conhecido como Poço Celestial de Xiaozhai, é o sumidouro mais profundo do mundo e foi descoberto por especialistas em 1994. Está localizado no condado de Fengjie, município de Chongqing, na China, e é considerado uma maravilha geológica devido ao seu enorme tamanho e características únicas.

Medindo aproximadamente 537 metros de diâmetro e mais de 600 de profundidade, o sumidouro tem paredes quase verticais e um volume maciço de 119,349 milhões de metros cúbico. Durante as fortes chuvas, às vezes pode ser vista uma cachoeira caindo pelas paredes íngremes do buraco.

O misterioso "Poço Celestial" da China. O que tem dentro do sumidouro mais profundo do mundo?

BBC

A estrutura é duplamente aninhada, o que significa que é composta por duas “tigelas” distintas, dissecando-a em duas camadas, com cada tigela medindo mais de 300 metros de profundidade.

O sumidouro fica no topo da caverna Difeng, que foi formada por um rio subterrâneo. Este rio agora pode ser visto nas profundezas do poço, onde carrega água limpa através dos sistemas de cavernas internas.

O rio subterrâneo corre por aproximadamente 8,5 quilômetros  do desfiladeiro da fissura subterrânea de Tianjing antes de chegar à luz do dia no penhasco vertical do rio Migong, onde o sistema de água subterrânea forma uma cachoeira de 46 metros de altura.

O misterioso "Poço Celestial" da China. O que tem dentro do sumidouro mais profundo do mundo?

O sumidouro de Xiaozhai abriga um ecossistema único e raro com 1.285 espécies de plantas registradas, incluindo a espécie rara de árvore Ginkgo biloba. Ele também fornece um habitat para espécies animais raras, como o leopardo-nebuloso, dos quais se estima que existam menos de 10.000 na natureza.

O sumidouro é encontrado em uma grande área cárstica e é composto de calcário triássico encontrado em blocos grossos e puros. Acredita-se que tenha se formado gradualmente ao longo dos últimos 128.000 anos, tornando-o relativamente jovem quando comparado a outros buracos na área.

A China é o lar de uma série de sumidouros, geralmente referidos como “tiankeng”. A palavra tiankeng significa “poço celestial” ou “buraco do céu” em chinês e refere-se a um grupo muito específico de estruturas geológicas.

Para ser um tiankeng, o sumidouro deve ter pelo menos 100 metros de profundidade e largura, com um rio fluindo no fundo. Todos os tiankeng são compostos de rocha carbonática, com exceção de duas estruturas venezuelanas que consistem em arenito. Eles são formados por um processo cárstico quando sua composição é rocha carbonática e um processo de sufusão quando feitos de arenito.

As condições necessárias para formar um tiankeng são muito específicas, tornando sua formação rara. A rocha deve estar acima do nível do mar e ser espessa, sem camadas de impurezas. Chuvas fortes também são necessárias para formar essas estruturas, que por sua vez ajudam a formar seus rios subterrâneos.

Embora o termo se refira a qualquer sumidouro dentro desses critérios, dos 75 identificados, 50 dos maiores são encontrados na China, daí o termo chinês se tornar o nome comum para tais estruturas.

O Tiankeng Xiaozhai é uma característica geológica única que fornece um vislumbre da vasta beleza natural do nosso planeta. Seu enorme tamanho, ecossistema único e rio subterrâneo são apenas algumas das muitas maravilhas que o tornam verdadeiramente único.

É uma maravilha natural imperdível não apenas para geólogos e pesquisadores, mas também para qualquer pessoa interessada no mundo natural. A área ao redor do sumidouro também é protegida e os visitantes podem fazer visitas guiadas para explorar o sumidouro e a paisagem cárstica circundante. Os passeios geralmente incluem caminhadas e espeleologia, bem como oportunidades para ver as plantas e animais únicos que chamam o sumidouro de lar.

Além de sua beleza natural, o Tiankeng Xiaozhai também tem importância cultural e histórica. A população local há muito reverencia o sumidouro como um local sagrado, com lendas e mitos em torno de sua formação e do rio subterrâneo. Nos últimos anos, o sumidouro tornou-se um destino popular para turistas, e o governo local investiu em infraestrutura e instalações para acomodar os visitantes.