Início » Curiosidades » O mistério das estátuas que choram: fato ou ficção?

O mistério das estátuas que choram: fato ou ficção?

Lucas R.

Publicado em

"Estátuas choronas" têm intrigado o mundo católico por décadas. Mergulhe no mistério das lágrimas de azeite e sangue e desvende a verdade por trás delas.
"Estátuas choronas" têm intrigado o mundo por décadas. O mistério das lágrimas de azeite e sangue e desvende a verdade por trás delas.

Já ouviu falar sobre estátuas derramando lágrimas? Parece enredo de um romance misterioso, não é? Bem, nem sempre é ficção.

Imagine só: Em uma igreja situada no Novo México, uma estátua da Virgem Maria parece estar derramando lágrimas – mas não são lágrimas comuns – são lágrimas feitas de azeite. Esse evento curioso começou a se desenrolar em 20 de maio de 2018, um dia significativo conhecido como Domingo de Pentecostes no calendário católico. Os paroquianos locais da Diocese Católica Romana de Las Cruces foram os primeiros a testemunhar esse fenômeno aparentemente milagroso.

Como você pode imaginar, a notícia de uma estátua chorando se espalhou rapidamente. As pessoas correram para a igreja, algumas buscando conversão espiritual, outras ansiosas por confissão, e outras simplesmente curiosas para testemunhar o espetáculo. O incidente inicial não foi um evento isolado. Judy Ronquillo, administradora da igreja, relatou ao Washington Post que a estátua “chorou” várias vezes desde aquele dia.

Você pode estar se perguntando: “Do que exatamente são feitas essas lágrimas?” Boa pergunta! Especialistas entraram em cena e, após analisar a substância, revelaram que se trata de uma mistura de azeite e perfume. Para aqueles familiarizados com os rituais cristãos, essa composição se assemelha surpreendentemente ao crisma, um bálsamo de unção sagrado comumente usado em cerimônias como o batismo.

Claro, os céticos foram rápidos em dar suas opiniões. Dado que o crisma está prontamente disponível nas igrejas católicas, para alguns não é difícil acreditar que alguém possa estar encenando isso como uma farsa inteligente para atrair mais visitantes e crentes. No entanto, os oficiais da igreja descartam essa teoria, apontando para suas câmeras de vigilância que, afirmam, não mostram evidências de intervenção humana.

Se esta é a primeira vez que você ouve falar de uma estátua chorando, pode se surpreender ao saber que fenômenos como esse têm aparecido ao longo das últimas sete décadas. Claro, enquanto alguns podem ser facilmente desmascarados (as estátuas podem “chorar” devido à simples condensação), outros permanecem enigmáticos. Criar uma falsa estátua chorona não é nada complicado, e é por isso que a Igreja Católica tende a abordar tais reivindicações com cautela. Na maioria das vezes, eles enviam investigadores rapidamente ou simplesmente adotam uma abordagem de esperar para ver. De todos os incidentes relatados, apenas um punhado ganhou reconhecimento oficial da Igreja.

A Itália, em particular, tem sido um ponto de encontro para tais ocorrências. Nas últimas décadas, histórias de estátuas chorando sangue periodicamente ganharam as manchetes. Imagine só: em 2002, uma estátua do reverenciado santo católico, Padre Pio, parecia derramar “lágrimas” de sangue. No entanto, esse sangue foi posteriormente identificado como pertencente a uma mulher. Um caso ainda mais intrigante surgiu em 2008, quando um zelador da igreja foi julgado por supostamente forjar lágrimas de sangue em uma estátua da Virgem Maria. A reviravolta? O DNA das “lágrimas” coincidia com o dele!

Porém, o conto que talvez seja o mais surpreendente ocorreu em 1995, na pitoresca cidade italiana de Civitavecchia. Aqui, uma estátua da Virgem Maria foi reportada por derramar lágrimas de sangue em 14 ocasiões distintas. Cerca de 60 indivíduos alegaram ter testemunhado este milagre. Mas a trama se intensificou quando testes mostraram que o sangue era masculino, e o proprietário da estátua, um senhor chamado Fabio Gregori, recusou-se a fazer um teste de DNA.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.