Homem mais rico da China dá 7 conselhos que podem mudar a vida de várias pessoas

Jack Ma é a pessoa mais rica da China. Ele fundou a gigante empresa do comércio eletrônico, Alibaba, valendo US $ 25 bilhões. No entanto, quando ele foi entrevistado na Clinton Global Initiative em Nova York, ele deu algumas dicas para ser feliz que não estão diretamente ligadas à sua riqueza material. Confira a seguir o que ele disse:

1 – Seja feliz com o que você tem  

Ma estava feliz ganhando US $ 20 por mês e, longe de celebrar seus novos bilhões, ele descobriu que tudo isso pode acabar lhe dando “muitas dores de cabeça”.

Ele acrescentou: “O melhor dia que tive foi quando me formei. Recebia £ 20 por mês como meu salário. Era fantástico…

Quando você tem um milhão de dólares, você é uma pessoa sortuda. Quando você tem 10 milhões de dólares, você tem problemas, muitas dores de cabeça. Quando você tem mais de um bilhão de dólares… é uma grande responsabilidade que você tem – é a confiança das pessoas em você, porque as pessoas acreditam que você pode gastar dinheiro melhor que os outros”.

2 – Conteúdo é o que importa

Ma argumentou que você pode ter sucesso na China sem “um parente poderoso”, desde que você tenha um ótimo produto em que as pessoas queiram investir.

Ele disse: “As pessoas dizem, que se você tiver sucesso na China, você deve ter um apoio forte e secreto do governo, e isso e aquilo… Mas não. Não temos um pai rico, não temos um tio poderoso – só temos os clientes que nos apoiam”.

3 – Você deve permanecer fiel a quem você é

Seja otimista porque “hoje será um dia difícil, o de amanhã será mais difícil e o dia depois é sempre lindo. Porém, a maioria das pessoas morre no amanhã”.

Jack Ma citou Forrest Gump como seu herói pessoal e insistiu que ele “não teria sobrevivido 15 anos mexendo na internet na China” se ele não tivesse sido otimista sobre o potencial da Alibaba e do comércio eletrônico.

4 – Investir no meio ambiente e em tornar os outros felizes

O empresário de 50 anos admitiu que a poluição é um problema sério na China – e deve ser resolvido.

“A água e o ar são poluídos, temos comidas inseguras… 10 anos depois, milhões e milhões de pessoas na China terão problemas de saúde. Portanto, devemos investir dinheiro nisso”.

5 – Seja faminto pela vida e siga seus sonhos

Sendo um bilionário autodidata, Jack aprendeu inglês por conta própria, foi rejeitado por várias universidades e se tornou um professor antes de ‘encontrar o ouro’ em 1999 – ano em que fundou Alibaba em seu pequeno apartamento em Hangzhou.

“Eu sempre acredito que devemos pensar sobre o que devemos fazer em dez anos. Nós temos sucesso hoje porque tivemos um sonho há 15 anos. Quinze anos atrás acreditamos que a Internet poderia abrigar pequenas empresas”.

6 – Se você não encontrar um bom trabalho, crie você mesmo

“Reclamar não ajuda nada”, diz Jack. E continua: “todos os empresários bem sucedidos (Bill Gates, Warren Buffet, Jack Welch, Larry Page, Mark Zuckerberg) são otimistas com um futuro. Eles nunca se queixam. Eles sempre tentam resolver os problemas”.

7 – As chaves do sucesso para o seu negócio: espírito inovador e trabalhado árduo

Novidade em um modelo de negócios é fundamental. Para Jack Ma, a capacidade não é tudo. As decisões tomadas com um sentido inovador são as mais importantes.

Novamente, tente não ser negativo e pense: como eu poderia fazer isso diferente? Ou há algo que possa ser feito de forma diferente? É necessário pensar bem para começar a agir.

Quanto ao trabalho árduo, mesmo em 1999, quando o Império Alibaba ainda era apenas um projeto, Jack Ma disse a sua equipe: “Se tivermos o tipo de espírito de “bater cartão” não dá… Temos que pensar diferente, agir diferente”. [Independent]

Comentários
Carregando...