Provavelmente todos dizem que os humanos são naturalmente atraídos por coisas bonitas. E de que outra forma poderia ser quando vivemos neste lindo planeta, onde cada canto está radiante com esplêndidas criações da natureza, seja um escaldante deserto africano ou uma floresta tropical encharcada de água da chuva.
Não é de admirar por que alguns dizem que a natureza é a maior artista do mundo e concordamos completamente com isso. Temos vários assuntos sobre os poderes da natureza no Mistérios do Mundo, mas a história de hoje é uma prova de como ela pode ser espetacular.

Este pássaro extravagante aqui é um goura victoria, uma espécie de pombo. E percebemos que a visão não é nada que você esperaria depois de ler “pombo”. É realmente distinto com suas penas azuis brilhantes e uma bela coroa no topo de sua cabeça. Pertence a uma família Goura de quatro espécies de pombos de aparência única e que vivem no solo. Eles também são muito grandes, pois podem atingir o tamanho de um peru!


Esta espécie em particular é nativa da região da Nova Guiné e tem o seu nome distinto para comemorar uma grande figura histórica – a rainha britânica Victoria, que governou o Reino Unido nas últimas décadas do século XIX.


Infelizmente, o desmatamento é uma grande ameaça ao seu habitat e, portanto, a espécie está incluída na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como Quase Ameaçada.


O fato de que as fêmeas colocam apenas um ovo por época de acasalamento não está ajudando a sua sobrevivência também.

Ao aproximar-se da fêmea durante o namoro, o goura victoria macho inclina a cabeça para mostrar seu melhor traço – a crista espetacular. E que ritual seria sem uma canção de acasalamento distinta e uma boa coreografia de balanço ritmado, enquanto abana intensamente o rabo como a esplêndida criatura que ele é. A natureza com certeza é mágica!





