O dia em que um episódio de Pokémon levou centenas de pessoas ao hospital

Pokémon talvez seja o anime (desenho japonês) mais famoso dos últimos tempos, com fãs que vão desde os nascidos na década de 90 até as crianças de hoje em dia, impulsionadas por novos episódios, temporadas, games e cards. A popularidade do anime é tanta que podemos dizer que é impossível encontrar alguém minimamente informado que nunca tenha ouvido falar sobre ele. O que talvez você não saiba é que Pokémon já foi responsável por mandar quase 700 japoneses para o hospital, sendo a maioria crianças.

O acidente foi causado pelo episódio de número 38 da série, exibido no Japão no dia 16 de dezembro de 1997, e que não chegou a ser transmitido em outros países. Isso porque um total de 685 pessoas deram entrada no hospital em território japonês após a transmissão do episódio. O motivo? Enjoo, dores de cabeça, convulsões e ataques de epilepsia.

Os sintomas foram provocados por uma cena específica, em que o personagem Pikachu utiliza seus poderes elétricos para atingir um computador, causando uma forte explosão, lançando na tela vários flashes em vermelho e azul durante alguns segundos. De acordo com especialistas que explicaram o caso na época, a cor avermelhada, somada à frequência em que os flashes foram mostrados, acabou por desencadear vários casos de epilepsia. As crianças, principal público alvo do programa, são mais propensas que os adultos a apresentar estes efeitos, e some-se a isso também o fato de que os japoneses costumam viver em residências e apartamentos muito menores que as nossas aqui no Ocidente. Por isso, muitas crianças assistiam ao desenho em locais bastante confinados, o que só piora a situação.

Reprodução | Pokémon.

Evidentemente, após os registros de baixas nos hospitais a produtora de Pokémon foi impedida de transmitir o episódio em outros países, e diversas medidas foram tomadas para tentar entender de fato o que havia provocado o problema e como evitá-lo no futuro. A série também foi interrompido por um período de 4 meses, podendo voltar a ser exibida apenas em abril de 1998.

Como “herança” deste episódio, hoje a grande maioria dos animes apresenta uma mensagem de alerta no começo de seus episódios, pedindo para que os espectadores assistiam ao programa em um local claro, e a uma distância considerável da tela.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.