Os “castelos” de luxo na Turquia que acabaram virando uma fantasmagórica vila abandonada

A Turquia é um país rico em história e cultura, e suas cidades são repletas de construções incríveis, que atraem milhares de turistas todos os anos. E em meados de 2014, uma empresa chamada ‘Sarot Group’ teve a grande ideia de criar uma espécie de condomínio de luxo a cerca de 250km da capital, Istambul. O empreendimento, chamado de Burj Al Babas, tinha como intuito servir de moradia para a alta burguesia do Oriente Médio, com prédios de última geração e uma infraestrutura capaz de satisfazer todas as necessidades deste público alvo.

https://www.youtube.com/watch?v=hX4_bAaQryY

De acordo com o projeto inicial, o condomínio seria formado por centenas de mansões inspiradas nos “châteuax” franceses, um estilo de arquitetura bem diferente daquele empregado na maioria das construções turcas. Isso, inicialmente, já causou uma cerca controvérsia entre os moradores da região.

Mesmo assim, o projeto chegou a sair do papel, e 587 mansões já haviam sido concluídas até 2018, sendo que pelo menos 300 já haviam sido vendidas a grandes empresários e milionários do Oriente Médio. O orçamento da obra era de aproximadamente 200 milhões de dólares.

Divulgação / Youtube / Prestige Life Real Estate برستيج لايف للعقارات

O problema é que, além do empreendimento enfrentar uma certa resistência pelos defensores da manutenção da cultura local, o Sarot Group acumulou uma dívida de 27 milhões de dólares. Segundo o presidente do grupo, o turco Mehmet Emin Yerdelen, a dívida se acumulou devido ao atraso no pagamento de muitos dos compradores. Aparentemente, ser rico não quer dizer que você paga suas contas em dia.

A empresa tentou colocar os devedores na justiça, mas pouco a pouco a dívida começou a colocar em cheque o projeto do condomínio milionário. Infelizmente para os investidores, as obras tiveram que ser canceladas.

Como algumas mansões já haviam sido construídas, hoje em dia o local onde deveria ser o condomínio se parece com uma vila fantasma. Para os moradores locais, a região do Burj Al Babas ficou conhecida como “vila grotesca”, por conta da arquitetura francesa e da estranheza que ela causa quando contrastada ao restante das construções da região.

Cá entre nós, olhando essas fotos, o que era para ser um condomínio de luxo para os mais abastados, acabou se transformando em algo muito parecido com um parque abandonado da Disney.

Divulgação / Youtube / Prestige Life Real Estate برستيج لايف للعقارات
buy metformin metformin online