Cidades perdidas são normalmente consideradas lendas, mas em 2017, uma equipe de arqueólogos da Universidade Van Yüzüncü Yıl anunciou uma descoberta incrível no Lago Van da Turquia: um vasto castelo de 3.000 anos, preservado nas profundezas em condições surpreendentes.
Os pesquisadores pesquisaram o segundo maior lago do Oriente Médio por uma década antes de finalmente descobrirem o reino perdido. A equipe trabalhou em estreita colaboração com um grupo independente de mergulhadores para fazer a descoberta.
Cidades e castelos subaquáticos perdidos são um motivo popular no folclore e nas lendas locais em todo o mundo, e histórias de antigos monstros perdidos escondidos em lagos profundos não são incomuns. Na verdade, o chefe da equipe de mergulho do projeto, Tahsin Ceylan, inicialmente partiu em busca do Monstro do Lago Van, mas em vez disso descobriu um castelo perdido.
“Havia um boato de que poderia haver algo debaixo d’água, mas a maioria dos arqueólogos e funcionários do museu nos disseram que não encontraríamos nada”, disse Ceylan ao Daily Sabah.
O castelo estende-se por cerca de um quilômetro, com paredes de 3 ou 4 metros de altura, mantidas em bom estado pelas águas alcalinas do lago. É, acreditam os pesquisadores, uma relíquia da Idade do Ferro da civilização perdida de Urartu, também chamada de Reino de Van, que prosperou na região entre os séculos IX e VI aC.
O nível da água do lago, no entanto, flutuou dramaticamente ao longo dos milênios, e os pesquisadores acreditam que o nível era muito menor no auge da sociedade urartiana do que é hoje, subindo lentamente ao longo do tempo para cobrir partes da cidade. Outras partes do antigo assentamento são muito mais altas, mesmo acima da linha costeira atual, e são objeto de estudos arqueológicos em andamento.
“Muitas civilizações e pessoas se estabeleceram ao redor do Lago Van”, disse Ceylan. “Eles chamaram o lago de ‘mar superior’ e acreditavam que ele continha muitas coisas misteriosas. Com essa crença em mente, estamos trabalhando para revelar os ‘segredos’ do lago.”
A equipe não foi capaz de determinar quão profundamente as paredes estão enterradas sob o sedimento no fundo do lago, e mais trabalho de campo sob a superfície do Lago Van será necessário para aprender mais sobre a estrutura – e esperançosamente as pessoas que viveram dentro dela.
https://www.youaatube.com/watch?v=QgUSPlsdA7w
“É um milagre encontrar este castelo debaixo d’água. Os arqueólogos virão aqui para examinar a história do castelo e fornecer informações sobre ele”, disse Ceylan. “Detectamos a localização exata do castelo e o fotografamos e avançamos em nossa pesquisa. Agora acreditamos ter descoberto uma nova área para arqueólogos e historiadores estudarem.”