Novo material sintético pode limpar o ar com luz solar

Um novo material sintético mostrou-se fotossintetizável, removendo dióxido de carbono da atmosfera e produzindo energia solar. Este material pode se tornar um importante aliado na redução da quantidade de gases de efeito estufa.

O estudo, publicado no Journal of Materials Chemistry A, discute o desenvolvimento de uma estrutura metal-orgânica (MOF) – um material sintético feito de titânio e N-alquil-2-aminotereftalato, uma molécula orgânica. Os pesquisadores foram capazes de ajustar a parte orgânica para usar a luz azul.

“Este trabalho é um avanço”, afirmou o autor principal, o professor Fernando Uribe-Romo, da Universidade da Flórida Central, em comunicado. “A adaptação de materiais que absorvem uma cor específica de luz é muito difícil do ponto de vista científico, mas do ponto de vista da sociedade estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode ajudar a reduzir os gases de efeito estufa”.

O MOF converte o dióxido de carbono em duas formas reduzidas de carbono, chamadas formiato e formamida, que podem ser usadas como combustível. Os pesquisadores estão procurando refinar o material para que ele possa converter muito mais dióxido de carbono, possivelmente usando mais comprimentos de onda de luz para fazê-lo.

“A ideia seria montar estações que capturam grandes quantidades de CO2, como ao lado de uma usina”, acrescentou Uribe-Romo. “O gás seria sugado para a estação, passando pelo processo e reciclando os gases de efeito estufa enquanto produziria energia que seria colocada de volta na usina”.

Este não é o primeiro material ou abordagem a usar a fotossíntese sintética, mas a força do estudo está nos materiais comuns que eles usaram. Elementos que absorvem a luz visível, como platina ou irídio, são geralmente caros, o que tornou este método de captura de carbono pouco vantajoso.

Com o dramático efeito do aquecimento global tornando-se cada vez mais aparente, a produção sustentável de combustíveis e uma redução de gases de efeito estufa na atmosfera são fundamentais. São materiais como o MOF que podem nos ajudar a atingir esses objetivos.

Originalmente publicado em IFLS.

Comentários
Carregando...