Novo implante está sendo testado prevenção do HIV

Hoje, as pessoas com alto risco de contrair o HIV podem optar por tomar uma medicação diária chamada profilaxia pré-exposição (PrEP). Isso pode impedi-las de pegar o vírus – não totalmente diferente de como a pílula anticoncepcional diária pode prevenir a gravidez.

Mas, assim como algumas pessoas têm dificuldade em se lembrar de tomar a pílula anticoncepcional todos os dias, há uma chance de uma pessoa se esquecer de tomar a PrEP de forma consistente, o que a torna muito menos eficaz.

Agora, a empresa biofarmacêutica Merck acredita que encontrou uma solução para esse problema: um implante que fornece um ano de medicação para prevenção do HIV gradualmente, acabando com a necessidade de pílulas diárias.

(Merck)u

O implante  da Merck não é muito diferente do implante de controle de natalidade preferido por muitas pessoas – é aproximadamente do tamanho de um palito de fósforo e fica logo abaixo da pele no braço de uma pessoa.

Na terça-feira, a empresa anunciou os resultados de um teste de Fase 1 do implante, dizendo que era “bem tolerado” e eficaz no fornecimento de medicamentos para prevenção do HIV.

Enquanto o teste envolveu apenas 12 homens e durou apenas 12 semanas, a Merck disse em um comunicado de imprensa que os resultados são animadores.

O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony S. Fauci, que não esteve envolvido nos testes, entretanto, é cautelosamente otimista.

“Se – e eu estou enfatizando o se – for em um teste maior que de fato oferece um nível de droga que protege por um ano, isso mudaria o jogo”, disse ele ao The New York Times.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.