Novas imagens espetaculares de Plutão são divulgadas

A espera finalmente acabou: a NASA acaba de lançar as mais recentes imagens do planeta anão favorito de todos – Plutão. As novas imagens estonteantes revelam um terreno variado e complexo.

“Plutão está nos mostrando uma diversidade de formas de relevo e complexidade dos processos que rivalizam com qualquer coisa que já vimos no sistema solar”, disse o Investigador Principal New Horizons Alan Stern, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) em Boulder, Colorado, EUA.

Novas imagens espetaculares de Plutão são divulgadas

No centro desta imagem está o terreno na borda noroeste de Sputnik Planum. 

Em quase dois meses desde que vem voando através do sistema de Plutão, a New Horizons já viajou mais de 69 milhões de quilômetros e acaba de iniciar um download de dados de um ano, mandando de volta imagens e preciosos dados científicos. As imagens mais recentes revelam características de superfície incrivelmente complexas em resoluções de 400 metros por pixel com as menores características visíveis apenas sob um quilômetro de largura.

As novas imagens destacam uma série de características diversas da superfície, incluindo um terreno escuro e antigo que está coberto de crateras ao lado de um terreno suave e brilhante que é geologicamente muito jovem. Também são visíveis aglomerados de montanhas e o que parece ser dunas. A possibilidade de dunas é especialmente intrigante.

“Ver dunas em Plutão – se é isso que elas são – é grande surpresa para nós – porque a atmosfera atual de Plutão é muito fina”, disse Stern. “Ou Plutão tinha uma atmosfera mais espessa no passado, ou há algum processo que ainda não descobrimos”.

Novas imagens espetaculares de Plutão são divulgadas

Essa imagem é dominada pela planície gelada Sputnik Planum, que é a região lisa brilhante do centro. 

As planícies geladas de Sputnik Planum são destacadas em um mosaico de alta resolução mostrando o terreno liso na fronteira com a região escura cheia de crateras informalmente conhecida como Cthulhu. Há evidências de gelo de nitrogênio nas regiões montanhosas e até mesmo uma vasta rede de vales.

“A superfície de Plutão é tão complexa como a de Marte”, disse Jeff Moore, líder da equipe da New Horizons no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia. “As montanhas misturadas de forma aleatória podem ser enormes blocos de gelo de água flutuando dentro de um vasto e denso depósito de nitrogênio congelado dentro da região chamada Sputnik Planum.”

Novas imagens espetaculares de Plutão são divulgadas

Esta imagem foi tirada conforme a New Horizons passou zunindo por Plutão em 14 de Julho de 2015, a uma distância de 80.000 km

Graças a New Horizons, sabemos que a atmosfera de Plutão é nebulosa; Uma imagem de alta resolução da névoa foi revelada mostrando um maior número de camadas dentro da neblina e até mesmo a possibilidade de um fenômeno conhecido como raios crepusculares.

nh-composite-haze-image-9-10-15

Uma imagem das camadas de neblina de Plutão

“Esta visão crepuscular bônus é um presente maravilhoso que Plutão nos entregou”, disse Stern.

nh-charon_9-10-15

A maior lua de Plutão, Caronte

Comentários
Carregando...