Nosso planeta está afogando em plástico, e aqui estão 15 objetos que você pode substituir agora mesmo

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

As estatísticas que mostram os efeitos do da poluição por plástico no nosso planeta são extremamente alarmantes. Por exemplo, 100 bilhões de sacolas plásticas são usadas nos Estados Unidos por ano. Isso é plástico suficiente para circular a linha do Equador 1330 vezes. Ou, de acordo com a ONU, há mais microplástico no oceano do que estrelas na nossa galáxia.

Nessa lista, você vai conhecer alguns objetos de plástico que nós usamos todos os dias, mas que poderiam ser facilmente substituídos por algumas outras alternativas.

15. Artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza

Instagram

Nossos banheiros e cozinhas possuem uma grande quantidade de garrafas plásticas. Pergunte a si mesmo, quantas garrafas de produtos de limpeza você realmente precisa? Um limpador multisuperfície não seria melhor? Que tal trocar o sabão líquido pelo sabonete em barra? Pequenas mudanças como essas podem ajudá-lo a diminuir drasticamente a quantidade de plástico que você está usando no seu dia a dia.

14. Cartões de associação

É difícil imaginar quantos cartões de plástico que mal usamos acabam indo parar no lixo. Embora seja difícil imaginar sua vida sem um cartão de crédito, você pode sobreviver sem cartões de associação. Você sempre pode pegar um emprestado, usar cupons ou códigos de desconto, ou ainda usar o seu número de telefone, se você é um membro.

13. Sacolas plásticas para limpar os dejetos de animais de estimação

Instagram

Você está corretíssimo se costuma limpar as fezes do seu cachorrinho quando você o leva para passear. Porém, nós poluímos a Terra limpando algo que irá se decompor de qualquer forma. Mas aqui está uma solução: escolha sacolas ecológicas para unir o útil ao agradável. No entanto, nem todos os chamados sacos de lixo biodegradáveis ​​para animais de estimação são, na verdade, o que eles dizem ser, por isso é importante fazer algumas pesquisas antes de decidir pela marca e modelo.

12. Roupas sintéticas

Instagram

Tecidos sintéticos, como poliéster ou nylon, são feitos de politereftalato de etileno (PET). Este material é usado em garrafas e embalagens. E a cada lavagem, micro pedaços de plástico vão pelo ralo no oceano. Em outras palavras, escolher materiais naturais não é bom apenas para você, mas também é bom para o planeta.

11. Esponjas de cozinha

Instagram

A parte de espuma da esponja é feita de poliuretano. Esse tipo de plástico é difícil de reciclar e, quando queimado, libera substâncias perigosas, como isocianatos e ácido cianídrico. Você pode mudar para esponjas de cozinha feitas a partir de ingredientes naturais ou substituí-las por pincéis.

10. Capinhas de telefone

© tetra_wood / instagram   © pelacase / instagram

As populares capinhas de telefone são bonitas e protegem nossos celulares. Mas a maioria delas é feita de plástico, o que acaba contribuindo com a poluição quando as descartamos. Felizmente, agora você pode encontrar capinhas de telefone bonitas e ecológicas feitas de madeira, plástico reciclado, entre outros materiais.

9. Brinquedos para crianças

Embora brinquedos de madeira possam ser um pouco mais caros em comparação com os de plástico, eles têm algumas vantagens além de serem amigáveis ​ao nosso planeta. Primeiro, eles normalmente são mais seguros, porque são feitos de materiais naturais. Em segundo lugar, eles são mais duráveis. Além disso, tocar num brinquedo de madeira estimula muito mais o tato, e irá ajudar o desenvolvimento sensorial do seu filho.

8. Saquinhos de chá

© depositphotos.com   © wikipedia.org

Más notícias para os amantes de chá. A maioria dos sacos de chá contém plástico, portanto, você não apenas cria resíduos de plástico apreciando seu chá, mas também consome micro elementos plásticos sempre que o bebe. Você pode começar a procurar por marcas de chá sem plástico, ou simplesmente mudar para chá de folhas soltas.

7. Canetas

© depositphotos.com   © depositphotos.com

Segundo dados recentes, apenas nos Estados Unidos é descartado 1,6 bilhão de canetas por ano. Adicione o resto do lixo descartável do mundo e multiplique-o por 50 anos (esse é o tempo que o plástico leva para se decompor) e o número vai te surpreender! Se você quiser ser mais consciente sobre essas coisas, você pode mudar para lápis, canetas feitas por outros materiais ou apenas alterar o refil em sua caneta favorita.

6. Esteiras de Yoga

© depositphotos.com

Fazer yoga significa cuidar do corpo e da mente, por isso é importante escolher o tapete de ioga certo. Muitas vezes, eles são feitos de Policloreto de vinila (PVC), que está longe de ser inofensivo. Ele contém matérias-primas cancerígenas e dioxinas venenosas que são liberadas quando queimadas. Felizmente, há muitos tapetes de yoga seguros e não tóxicos, tudo que você precisa fazer é escolher bem na hora de comprar.

5. Lâminas descartáveis

© depositphotos.com

Como em todos os ítens deste artigo, o maior problema com os aparelhos de barbear descartáveis ​​é que eles não são recicláveis. Navalhas de aço, por outro lado, são. A navalha em si pode durar uma vida inteira, portanto, investir em uma boa lâmina de aço poupará muito dinheiro a longo prazo.

4. Escovas de dentes

Nem uma única parte de uma escova de dentes que você usa todos os dias e descarta a cada 3 meses é biodegradável. O que significa que daqui a 100 anos, sua escova de dentes ainda existirá. Felizmente, algumas versões biodegradáveis ​​e ecológicas estão disponíveis no mercado. As escovas de dentes de bambu, por exemplo, estão ficando cada vez mais populares.

3. Esfoliantes para o rosto

© depositpotos.com

As pequenas partes dos esfoliante faciais, que deixam o seu rosto com uma sensação de frescor e limpeza, na verdade, são de plástico, se não indicado de outra forma na embalagem. Eles não apenas podem ser prejudiciais para o seu rosto, mas também são muito ruins para o meio-ambiente. E se você é um apaixonado por frutos do mar, saiba que provavelmente você consome cerca de 11 mil peças de microplástico a cada ano.

2. Cápsulas de café

Essas cápsulas de café podem parecer muito convenientes, higiênicas e boas para poupar tempo. Mas na verdade, contribuem muito para a poluição em aterros sanitários. Felizmente, você tem várias outras alternativas para esses casos. Primeiro, você pode usar cápsulas reutilizáveis. Outra maneira de evitar o uso exagerado de plástico é partir para métodos mais tradicionais de preparo.

1. Cortinas de chuveiro e forros

© depositphoto.com   © Orlando Blas / Facebook

Alguma vez você já pensou sobre o que dá o “cheiro de novo” para as cortinas que usamos em nossos banheiros? São todos os produtos químicos tóxicos dos quais as cortinas de PVC são feitas. Esses produtos químicos foram ligados a vários problemas de saúde. E uma vez que você se livrar deles, eles ainda estarão no aterro, liberando tais produtos químicos. Para evitar isso, procure cortinas e revestimentos sem PVC.

via BrightSide.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...