New Horizons envia informações sobre o tamanho de Plutão

Mal começou a coletar dados sobre Plutão e a sonda New Horizons, da NASA, já respondeu a uma das questões principais sobre o planeta: seu tamanho. Os cientistas responsáveis pela missão chegaram à conclusão de que o planeta tem 2370 quilômetros de diâmetro, um pouco mais que as estimativas anteriores. Isso faz com que os cientistas concluam que Plutão é o maior objeto do Sistema Solar além da órbita de Netuno.

Essa nova estimativa de tamanho significa que densidade de Plutão é menor que a imaginada. Além disso, a fração de gelo em seu interior parece ser maior, e sua troposfera, mais rasa.

A nova estimativa foi realizada utilizando um imageador de longo alcance (LORRI). Essa mesma ferramenta conseguiu extrair alguns dados sobre as luas de Plutão. Em relação a Charon (a maior das cinco luas conhecidas do planeta anão), as observações da New Horizons constataram que seu diâmetro, como já era estimado, é de 1208km.

Além disso, o LORRI também analisou outras duas luas menores: Nix e Hydra, que oram descobertas em 2005 pelo telescópio Hubble, que mesmo com toda sua potência, identificou apenas pontos de luz. Agora, as imagens do LORRI mostram as duas luas não como feixes de luz, mas como corpos celestes que podem ser medidos. Estima-se que Nix tenha cerca de 35km de diâmetro, enquanto Hydra, grosseiramente, teria 45km. Os cientistas acreditam que as luas sejam brilhantes por conta da presença de gelo na superfície.

Mas nem tudo foi revelado sobre as luas de Plutão até o momento. Nos próximos dias, as novas imagens que deverão ser enviadas pela New Horizons poderão nos conceder informações sobre as outras duas luas, ainda menores: Kerberos e Styx.

Comentários
Carregando...