Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

NASA realiza concurso para receber projetos de detecção de terremotos

A NASA está precisando da ajuda de todos para aprimorar suas tecnologias de detecção de terremotos. Por isso, a agência norte-americana realizou um concurso que pagará 25 mil dólares para a equipe que desenvolver a melhor maneira de detectar um sismo que está por vir.

O concurso foi nomeado ‘Quest for Quakes‘ (Busca por Terremotos) e busca inspirar novossoftwares e algoritmos que possam identificar pulsos eletromagnéticos que, de acordo com os cientistas, podem preceder um terremoto.

A conexão entre os pulsos eletromagnéticos e terremotos foi debatida por cientistas durante anos. De acordo com uma teoria, uma rachadura na crosta da Terra cria um pulso de carga elétrica que viaja através do solo e causa alguma alteração no campo magnético. A dificuldade, no entanto, é separar os pulsos que realmente são causados por um sismo que irá acontecer, e não por fatores naturais e humanos, como trovões, trens, tráfego e tempestades solares.

A NASA espera que os participantes possam ajudá-la a descobrir uma maneira de fazer essa separação. Para tanto, a agência disponibiliza dados de sinais eletromagnéticos coletados em períodos de três meses por sensores múltiplos, durante terremotos passados. Dados de períodos sem tremores também foram dados aos participantes, como forma de controle.

Os participantes começaram a enviar projetos no dia 27 de julho, e continuaram os envios até o dia de hoje (10 de agosto).

Para mais informações, visite: http://go.appirio.com/questforquakes.

Comentários
Carregando...