O rover Curiosity da NASA tem brincado de um fascinante jogo interplanetário de “Eu espio” e o último participante a entrar na brincadeira? Uma pequena rocha que tem uma semelhança incrível com um livro fossilizado, gravado no terreno marciano, segundo o LiveScience.
Este livro marciano não é do tamanho regular de um romance da Terra. Medindo simpáticos 2,5 centímetros de largura, esta pequena rocha chamou muita atenção quando foi clicada no 3.800º dia marciano ou “sol”, cortesia do confiável Mars Hand Lens Imager do Curiosity. Esta curiosa característica geológica parece um livro deixado aberto no meio de uma página, congelado no tempo por éons.

A opinião da NASA? “Ei, rochas estranhas são apenas mais um dia no escritório marciano.” Isso mesmo, essas formações peculiares são restos de antigos cursos de água, enfeitadas com minerais e desgastadas por bilhões de anos de ventos marcianos. Uma vez aconchegados sob sedimentos mais macios, esses estranhos monumentos de pedra são a maneira da paisagem marciana de revelar seus segredos aquáticos.
Mas ei, Marte não é apenas sobre rochas estranhas e maravilhosas. Lembram quando o Curiosity capturou aqueles etéreos “raios de sol” em fevereiro? Uma visão de tirar o fôlego, as primeiras imagens claras da luz solar passando através das nuvens marcianas durante os pores do sol e amanheceres. Agora, isso sim é um amanhecer em Marte que vale a pena acordar para ver!
Em resumo, o rover Curiosity da NASA é um paparazzi cósmico, capturando maravilhas marcianas um “sol” de cada vez, e nos lembrando que no vasto universo, sempre há uma nova página para virar.