Na Finlândia, pintam chifres de rena para evitar acidentes. Salvam a vida dos animais e dos motoristas

Segundo o governo finlandês, cerca de 4000 renas morrem a cada ano no país devido a acidentes de trânsito. Eles usam tinta reflexiva especial que não afeta os animais.

Qualquer plano que tenha como objetivo salvar vidas, sejam elas animais ou humanas, merece ser aplaudido; mas o que você diria sobre um projeto que pode salvar a vida de ambos?

Isto é o que está acontecendo já há alguns anos na Finlândia, onde pulverizam um spray de tinta reflexiva nos chifres de algumas renas que vivem perto das estradas do país. O objetivo? Salvar a vida delas e a dos motoristas evitando acidentes de trânsito.

rena
Anne Ollila

Os primeiros testes foram feitos com dois tipos diferentes de pulverização, de acordo com o YLE, serviço de notícias nacional finlandesa. Os primeiros passos foram dados no distrito de Rovaniemi, capital da Lapônia, mas o plano já está se espalhando por todo o país.

“O spray foi testado na pele, mas pode ser ainda mais eficaz nos chifres, porque eles podem ser vistos de todos os lados. O objetivo é prevenir acidentes de trânsito”, disse Anne Ollila, presidente da Associação de Renas para a BBC.

Segundo dados do Instituto Finlandês de Caça e Pesca, pelo menos 4000 renas morrem em consequência de acidentes de trânsito.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. IZABELA WILSON Diz

    Sim. Isso as salva de motoristas, supondo que seja tinta “olho de gato”, que é aquela que brilha somente quando bate luz. Ok. Porém isso pode interferir tanto na orientação delas mesmas (deve ser complicado um troço refletindo luz no alto da cabeça) quanto na dinâmica delas com seus predadores.
    Sabemos que os animais enxergam em diferentes espectros de luz. O fato de nós não vermos a luz refletida da lua, por exemplo, não significa que eles não vejam.
    O equilíbrio é tênue. Se isso facilitar para o predador, poderá afetar a população de renas e atrair predadores das redondezas para a área. Se dificultar para o predador é igualmente ruim, pois poderá haver uma explosão demográfica que afetará a dinâmica com outras espécies. Renas em número muito grande pode afetar negativamente até mesmo no manejo das florestas, pois elas comem os brotos, por exemplo. É mais complicado que parece.

  2. Ana Maria Diz

    Parabéns pela iniciativa!!! Dez!!

  3. Jelena Diz

    Artígo interessante. No entanto, como uma pessoa finlandesa quero corrigir um ponto: o plano de pintar chifres NÃO está se espalhando por todo o país porque os renos só moram na Lapônia, no norte da Finlândia. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.