Música ajuda na coordenação motora de bebês

Na verdade, qualquer som produzido por aparelhos, brinquedos e voz podem ajudar não apenas os bebês a se movimentarem, como facilita na linguagem. Um bebê ao levar a mão ou qualquer objeto à boca já está automaticamente desenvolvendo habilidades psicomotoras, ou seja, a natureza se encarrega do estímulo. Porém, há crianças (que por algum motivo relacionado à problemas neurológicos ou do desenvolvimento geral) ficam defasadas e precisam de estímulo externo.

Os primeiros anos de vida são importantes para o bebê reconhecer os pais. A sonoridade, ritmo, melodia e harmonia que compõem os tons de voz familiares são outra forma dele, que ainda não enxerga ou percebe. E assim começa a educação musical que, quando aprofundada, ajuda as crianças a serem mais espertas, saudáveis e capazes de entender melhor o mundo. Nos primeiros anos de vida, as crianças reconhecem mãe e pai pelo som e pelo cheiro. As diferentes nuances da voz e dos silêncios são música para o bebê.

O que nem todos sabem é que todas as crianças devem ser estimuladas, pois através das vivências corporais, o cérebro faz sinapses, ou seja, estímulos nervosos em que as vivências corporais ajudam na aprendizagem e no desenvolvimento infantil como um todo.

Além disso, para a criança conseguir ser alfabetizada, ela precisa estar com algumas funções cerebrais amadurecidas (como a área motora). Por este motivo cursar a escola de Educação Infantil é muito importante, pois nessas séries iniciais as habilidades motoras são estimuladas o tempo todo, o que promove a maturação necessária para o processo de alfabetização.

Para bebês até os 2 anos, que estão desenvolvendo a coordenação motora geral, é preciso usar a música, brinquedos com sons, chocalhos, músicas gestuais, dancinhas e etc. As áreas cerebrais envolvidas no processo de ouvir e reconhecer o som são amplas e ajudam desenvolver as funções motoras e da linguagem também (habilidades que são desenvolvidas principalmente nessa fase da vida).

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...