Museus estão competindo para ver quem tem a exposição mais assustadora

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos museus fecharam e decidiram fazer uma alternativa inteligente para que as pessoas continuassem apreciando arte. E, recentemente, o Museu de Yorkshire, na Inglaterra, lançou um desafio semanal para que muitas instituições mostrassem objetos com um tema específico.

O #curatorbattle de uns dias atrás iniciou com o próprio museu postando uma imagem de coque de cabelo encontrado de uma mulher romana no século III ou IV, iniciando uma nova competição. Veja só a imagem:

@Twitter/YorkshireMuseum

Em seguida, curadores do mundo inteiro foram convocados a compartilharem coisas esquisitas uma vez já encontradas, sob as hashtags #CuratorBattle e #CreepiestObject – coisas que às vezes são bem mais assustadoras do que as apresentadas nos filmes de terror.

As respostas vieram do Museu de História da Alemanha, do Museu de Oshawa em Ontário, Canadá, da Sociedade Histórica de Nova York e do primeiro museu da América – o Museu de Charleston. Já no Reino Unido museus como o Imperial War Museum, o Bank of England Museum, o National History Museum e muitos outros decidiram compartilhar seus achados. E hoje trouxemos uma lista de alguns desses itens. Veja só e conte pra gente qual deles você achou mais assustador:

10 – Uma máscara de médico da peste negra, compartilhada pelo Museu de História da Alemanha. Essa máscara data de 1650 a 1750:

@Twitter/DHMBerlin

9 – Um projeto bizarro de taxidermia

@Twitter/NatSciNMS

8 – Pontas de dedos bem preservadas:

@Twitter/museum_owl

7 – Fantasias de Halloween do passado:

@Twitter/JennaLocke

6 – Manequim infantil de cera do século XIX:

@Twitter/MuseumFear

5 – Um tipo esquisito de “sereia”. A parte de trás é um peixe encontrado no oceano pacífico e a da frente é uma escultura com a mandíbula de um peixe acoplada nela:

@Twitter/NatSciNMS

4 – Uma “obra de arte” muito perturbadora:

@Twitter/YorkArtGallery

3 – Máscara do carrasco publicado pela Tower of London. Nas execuções e humilhações publicas essa máscara era utilizada para deixar o ambiente ainda mais assustador:

@Twitter/Royal_Armouries

2 – O que sobrou de um homem que foi dado a um sacrifício religioso. Seus mamilos foram retirados e o corpo mutilado, o que mostra que o homem sofreu uma tortura inimaginável antes de morrer:

@Twitter/CatsInTheMuseum

1 – Metade da cabeça de um suposto “vampiro”:

@Twitter/Ripleys

Simplesmente assustador, não é mesmo? Conte pra gente nos comentários: quais dessas obras você achou mais perturbadora? Estamos curiosos para saber a sua opinião!