Um estudo recente publicado na revista Frontiers in Psychology descobriu que homens solteiros tendem a ter um odor corporal mais forte do que homens em relacionamentos. O estudo consistiu de 91 homens, 46 dos quais eram solteiros e 45 dos quais estavam em relacionamentos.
Os homens receberam uma camiseta branca lisa e foram instruídos a usá-la por um dia enquanto praticavam exercícios moderados para garantir que uma quantidade significativa de suor fosse absorvida pela camisa.
Depois de recolher as roupas, os pesquisadores passaram as roupas suadas sob o nariz de 82 mulheres heterossexuais, que cheiraram seis camisas diferentes e visualizaram uma fotografia do homem responsável por cada cheiro.
Os resultados mostraram que o odor corporal de homens solteiros foi classificado como mais forte do que o odor corporal de homens casados.
Os pesquisadores sugerem que isso pode ser devido ao fato de que os homens solteiros tendem a ter níveis de testosterona mais altos do que os homens casados. A testosterona é um hormônio sexual associado à competição sexual e também ao odor corporal. É possível que a competição sexual associada ao fato de ser solteiro possa levar a níveis mais altos de testosterona, o que, por sua vez, pode contribuir para um odor corporal mais forte.
Isso sugere que o odor corporal pode ajudar os homens solteiros a sinalizar sua disponibilidade para as mulheres.
Do ponto de vista evolutivo, pode ser vantajoso para as mulheres serem capazes de detectar os quimiossinais que conotam um casado e evitar cortejar esses parceiros, especialmente aqueles com filhos, devido aos recursos relativamente reduzidos que eles podem oferecer.
No entanto, deve-se notar que o forte odor corporal não aumenta necessariamente as chances de um homem encontrar uma parceira. As fragrâncias de homens solteiros não foram classificadas como mais sexy ou atraentes do que as de homens casados.
Os pesquisadores também oferecem uma explicação alternativa para o aumento do odor corporal de homens solteiros, sugerindo que aqueles que não têm uma parceira podem simplesmente ser menos higiênicos.
A pesquisa mostrou que os homens solteiros tendem a ter piores resultados de saúde física e mental do que os homens casados, o que pode se manifestar como uma higiene mais pobre e, portanto, um odor corporal mais forte.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.