A vida de Riley Horner mudou para sempre em 11 de junho de 2019, quando ela foi a um baile em Springfield, Illinois, EUA. Durante o evento, um menino que praticava crowd surf caiu em cima dela, levando-a às pressas para o hospital.
Depois de fazer alguns exames, os médicos a liberaram, pensando que ela estava bem. No entanto, poucas horas depois de deixar o hospital, Riley teve uma série de 30 a 45 convulsões.
Na manhã seguinte, Riley acordou pensando que ainda era 11 de junho e que ela iria a outro baile naquela noite. Ela não se lembrava do que havia acontecido após o acidente, então foi ao telefone e encontrou várias anotações em seu aplicativo “Notas” que a informaram sobre tudo o que ocorreu desde então. Sua mãe, Sarah, afirmou que tinha milhares de anotações em seu telefone.
Apesar de procurar um médico que pudesse ajudar com a condição médica de Riley, sua família não conseguiu encontrar um até que descobriram uma equipe em Utah. Eles a diagnosticaram com uma lesão cerebral traumática (TCE) e forneceram a ela um plano para melhorar sua memória.
O traumatismo afetou a capacidade de Riley de focar, priorizar e armazenar informações. Ela tinha dificuldade em reter qualquer informação de suas aulas, fazendo com que ela tivesse problemas na faculdade de enfermagem. No entanto, graças ao tratamento no Cognitive FX, Riley conseguiu reter memórias suficientes para concluir as aulas de enfermagem. Desde então, ela se formou e agora está no lado clínico das coisas.
Infelizmente, Riley ainda sofre de perda de memória, o que a incomoda muito. Seu cérebro “redefine” as memórias a cada duas horas, e ela se esforça para reter informações em conversas normais. As convulsões ainda são um problema, mas seus amigos da faculdade, que também estão se formando em enfermagem, têm sido uma grande ajuda para ela e seus pais.
A história de Riley é um lembrete poderoso de como lesões cerebrais traumáticas podem ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. Mesmo ferimentos aparentemente leves podem levar a consequências a longo prazo, e é essencial procurar atendimento médico imediatamente após qualquer acidente, especialmente os que envolvem a cabeça.