Imagine isso: você está prestes a dar um mergulho na sua piscina, esperando um momento refrescante e relaxante. A última coisa que você esperaria é encontrar criaturas venenosas de oito patas tranquilamente no fundo da piscina, certo? Bem, pense de novo, porque as aranhas podem ser cheias de surpresas, e esta história é o exemplo perfeito.
Uma mulher chamada Lynda Smith, da costa norte de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriu não uma ou duas, mas quatro aranhas-marsupiais do leste casualmente na sua piscina depois de um tempo chuvoso. Agora, você pode supor que esses aracnídeos estariam mortos depois de ficar submersos na água por um tempo. Mas não, essas aranhas estavam bem vivinhas!
Lynda foi ao Facebook para alertar a todos que verifiquem suas piscinas antes de pular, especialmente depois da chuva. As aranhas-marsupiais do leste não devem ser subestimadas. Esses bichos têm presas grandes e veneno potente. As fêmeas são conhecidas por criar tocas de até 50 centímetros de profundidade para botar seus ovos.
O Museu Australiano observa que algumas aranhas-marsupiais têm um veneno que é potencialmente tão perigoso quanto o da notória aranha-armadeira de Sydney. No entanto, casos graves de envenenamento são raros, pois as aranhas-marsupiais usam menos veneno e podem até mesmo dar uma “mordida seca”. Felizmente, o antiveneno para aranhas-armadeiras tem se mostrado eficaz contra mordidas de aranhas-marsupiais.
Mas como essas aranhas sobrevivem no fundo de uma piscina por horas? O segredo está na forma como respiram. Helen Smith, gerente da coleção de aracnologia do Museu Australiano, explicou que as aranhas não respiram da mesma maneira que os humanos, o que lhes permite levar mais tempo para se afogar.
Além disso, pelos minúsculos na parte inferior podem prender bolhas de ar, ajudando-as a sobreviver debaixo d’água por várias horas. Em alguns casos, uma aranha aparentemente morta pode de repente voltar à vida!
Aranhas machos costumam sair à procura de fêmeas após o tempo chuvoso, o que poderia explicar por que Lynda encontrou esses visitantes indesejados em sua piscina. Helen Smith adverte que as aranhas podem e vão morder debaixo d’água, então, se você se encontrar em uma situação semelhante, tenha muito cuidado ao remover esses intrusos aracnídeos.
Então, da próxima vez que estiver prestes a dar um mergulho, especialmente depois que choveu, certifique-se de fazer uma rápida inspeção na piscina. Você nunca sabe quais amigos inesperados de oito patas podem estar à espreita debaixo d’água!