Início » Inspiração » Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos: “Nunca é tarde para seguir em frente”

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos: “Nunca é tarde para seguir em frente”

Lucas R.

Publicado em

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos
“Sempre gostei de Direito, mas também sempre precisei de um salário (...) via os rapazes das Faculdades e queria ser um deles”, disse ele.

Juan Pablo Montenegro é um exemplo vivo de que sempre há tempo para realizar seus sonhos, desde que você se dedique. Aos 36 anos, enquanto trabalhava como motorista de ônibus, Juan decidiu estudar Direito. Nunca abandonou a motivação e a determinação e, aos 42 anos, realizou o sonho de ser advogado.

No entanto, a jornada não foi fácil. Juan, um homem humilde de Rosario, Argentina, sempre foi apaixonado por direito. Infelizmente, ele precisava trabalhar para sustentar a si mesmo e sua família. Ser motorista de ônibus não era apenas um trabalho para ele, era parte de quem ele era.

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos

“Sempre adorei direito, mas também precisava de um emprego e de um salário. Ser motorista não é algo que se aprende, você nasce com isso. Sempre dirigi veículos para ganhar a vida. Em 2001, consegui casei e me mudei para a Espanha, onde trabalhei como motorista de caminhão. Em 2003, nossa filha nasceu em Barcelona e decidimos voltar para a Argentina para que ela pudesse ficar mais perto de sua família”, disse Juan Rosario.

“Nunca é tarde para estudar, aprender e seguir em frente”, acrescentou.

Apesar de ter iniciado a carreira de advogado, Juan continua trabalhando como motorista de ônibus. Deixar o emprego significaria deixar uma parte de si para trás. Ele foi motorista de ônibus durante a maior parte de sua vida e isso faz parte de sua identidade.

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos

“Quando eu trabalhava em uma empresa de carros blindados, queria começar a estudar, mas não me autorizavam a fazer exames nem a cumprir as exigências. Então, não pude. Foi quando eu já trabalhava como motorista pela rota vermelha 102 que senti vontade de voltar a estudar”, confessou Juan.

“Eu via os alunos das faculdades e queria ser um deles, um aluno, um profissional. E, o mais importante, não queria desistir de ser motorista de ônibus”, acrescentou.

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos

Quando aquela centelha reacendeu nele, Juan não a deixou desaparecer. Para empreender esta jornada, onde teve que dividir sua vida entre o trabalho de motorista e os estudos, sua chefe na Rosario Bus, Viviana Tinari, foi de grande ajuda.

“Ela me incentivou, me deu permissão e me deu o conforto necessário para assistir às aulas e fazer exames. Sempre que as coisas se complicavam, a Rosario Bus me ajudava. Sou muito grato à empresa, minha esposa, minha família e a Deus por essa conquista”, expressou.

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos

Depois de seis anos de trabalho árduo, Juan pode agora saborear a doce vitória de ter seu tão esperado diploma universitário. Ele ainda é o motorista de ônibus que sempre preencheu sua alma, mas também é um advogado profissional.

“Quando eu era estudante, trabalhava à noite, chegava em casa, tomava banho, ia às aulas, estudava e fazia provas. Sempre lia à noite, gravava as mensagens no celular e ouvia durante o dia. Foi assim que retive a informação. Eu tinha esse truque”, comentou.

Motorista de ônibus consegue se formar advogado aos 42 anos

No entanto, ele ainda está estudando para crescer ainda mais como profissional.

“Por enquanto, essas são as condições de vida que tenho e é muito difícil para mim deixar meu emprego neste momento. No entanto, estou litigando, tenho casos de família, adoro direito penal e atualmente estou estudando para assumir concurso público para a Justiça Federal”, concluiu.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.