Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Morcegos no Brasil estão se alimentando de sangue humano

Assim revelou um estudo realizado com 70 mostras de fezes provenientes de uma colônia de morcegos do Parque Nacional Catimbau. As mostras continham vestígios de sangue humano e de galinha. Isto é um motivo de preocupação para a população brasileira e a população mundial, já que os morcegos são comumente associados à propagação de doenças como a raiva.

Talvez a invasão humana no habitat desta espécie tenha despertado seu interesse natural em sangue humano.

“O registro dos seres humanos como presas e a ausência de sangue das espécies nativas pode causar reflexo a uma baixa disponibilidade de aves silvestres no local de estudo, reforçando o impacto das atividades humanas sobre a ecologia local”.

– Adverte o chefe da equipe de investigação, Enrico Bernard, da Universidade Federal de Pernambuco.

“Estão se adaptando a seu entorno e explorando os novos recursos”

– Completou Bernard.

Durante anos, a dieta desta espécie – de pelagem espessa e proveniente de Catimabu – incluiu somente sangue das aves da zona.

“Isto abre um leque de possibilidades de investigação sobre os morcegos-vampiros da zona, tanto na biologia da espécie como nas consequências para a saúde pública, considerando o potencial aumento da transmissão da raiva na região”.

– Explicou o biólogo.

Acredita-se que, talvez, os morcegos estejam entrando nas casas da população através de buracos no teto ou pelas janelas. Também se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas que dormem ao ar livre.

Legenda: ISP detecta aumento de telefonemas por presença de morcegos nas casas.
O Ministério da Saúde recomenda leva-los ao ISP, tomando cuidado.

O passo seguinte dos investigadores é ir direto às casas e entrevistar aos moradores para averiguar com que frequência estão sendo interceptados por estes animais e tratar de encontrar as condições nas quais ocorre a mordida.

Um mito que está se transformando em realidade.

Comentários
Carregando...