Monte um sistema solar que dure 500 anos (é mais difícil do que você pensa)

Já imaginou uma oportunidade de construir o seu próprio pequeno sistema solar? Bem, agora você tem essa chance!

Bem, mais ou menos. Um novo jogo chamado “Super Planet Crash” permite aos jogadores criar seu próprio sistema solar e acumular pontos no processo (e, finalmente, enviar sua pontuação para o sistema de ranking).

A premissa é bastante simples: para jogar, os indivíduos selecionam uma combinação de objetos a partir de uma lista (gigantes de gelo, super Terras, anãs marrons, e assim por diante) e tentam criar um sistema planetário estável. Quanto mais objetos você adiciona ao seu pequeno canto do cosmos e quanto mais tempo o sistema permanece estável, mais pontos você ganha.

Claro, como acontece com todos os sistemas planetários, eventualmente, tudo desaba. A primeira vez que um planeta é jogado em outro objeto (ou é ejetado do sistema solar), o jogo termina.

Mas, afinal, isto é mais do que apenas um jogo. Em primeiro lugar, esta simulação ajuda as pessoas a entender a mecânica que governa a física orbital, e também ajuda os usuários a entender melhor o destino do nosso próprio sistema solar. No jogo, alguns planetas vão girar muitas e muitas vezes e vão parecer estáveis; no entanto, se você olhar de perto, você pode ver que suas órbitas ligeiramente aumentam ou diminuem, eventualmente, levando-os a esbarrar em outros objetos.

Com isto em mente, o jogo, em última análise, ajuda os usuários a se lembrar de que nosso universo está em um fluxo de constantes mudanças, com novos objetos continuamente sendo adicionados e removidos.

Além disso, este jogo viciante é impulsionado pelo código de software que os astrônomos usam para encontrar planetas fora do nosso sistema solar (chamados exoplanetas). O jogo é construído pelo Systemic Console, que é um pacote de software científico que é usado para localizar planetas nos dados que são reunidos por telescópios como o Automated Planet Finder (APF), da Universidade da Califórnia.

Clique aqui para acessar o jogo.

Comentários
Carregando...