Início » Ciência » Misterioso “martelo moderno” em rocha antiga derruba a Teoria da Evolução?

Misterioso “martelo moderno” em rocha antiga derruba a Teoria da Evolução?

Lucas R.

Publicado em

O mistério do "martelo moderno" encontrado envolto em rocha antiga
Descoberta de martelo em rocha antiga levanta debate: seria uma prova contra a teoria da evolução de Darwin?

Num belo dia ensolarado de 1936, Emma Zadie Hahn e seu marido Max Edmond Hahn passeavam pelo Red Creek, em London, Texas, EUA.

Por obra do destino, eles se depararam com um pedaço de madeira esquisito espiando de uma rocha que parecia ser bem antiga. Mal sabiam eles que essa descoberta daria início a um acalorado debate anos depois.

Avancemos dez anos e o filho do casal, que supomos ter herdado um gene da curiosidade que os pais aparentemente não tinham, resolveu quebrar a misteriosa rocha. E eis que ele encontrou um martelo! Mas não era um martelo qualquer – tinha um aspecto meio moderno. Como diabos esse martelo foi parar dentro de uma rocha antiga?

Surge então o criacionista da Terra Jovem Carl Baugh, que ficou simplesmente maravilhado com a descoberta. Ele acreditava que a rocha em volta do martelo era do período Cretáceo. Se fosse verdade, alguém teria deixado cair o martelo do século XIX enquanto fugia, digamos, de um tricerátopo! Para Baugh, isso era suficiente para questionar toda a teoria da evolução.

Um martelo vs Darwin?

Charles Darwin
Charles Darwin, criador da Teoria da Evolução. Imagem: Mistérios do Mundo

Baugh levantou sobrancelhas ao perguntar: “Se o artefato realmente é do período Cretáceo, onde fica a teoria da evolução, já que o homem não deveria ter evoluído por mais uns 100 milhões de anos?” Ele não parou por aí. “Se o artefato é relativamente recente, isso significa que a formação Cretácea Hensell Sand de onde veio é relativamente jovem… De novo, onde isso deixa a teoria da evolução com suas datas tradicionais para as formações do Cretáceo?”

Acontece que Baugh estava completamente enganado. O martelo era, de fato, moderno, mas ficou preso na rocha devido a processos geológicos que Baugh não tinha levado em conta.

O investigador Glen J. Kuban, em seu artigo de 1997 publicado no periódico Paleo, explicou o enigma: “A pedra é real e parece impressionante para quem não está familiarizado com os processos geológicos. Como um artefato moderno poderia estar preso em uma rocha do Ordoviciano?

A resposta é que a concreção em si não é do Ordoviciano. Minerais em solução podem endurecer em torno de um objeto intrusivo que caiu numa rachadura ou simplesmente foi deixado no chão, se a rocha matriz (neste caso, supostamente do Ordoviciano) for quimicamente solúvel.”

Então, qual é o mistério desse martelo? A explicação mais provável é que um mineiro o deixou cair cerca de um século atrás, ou talvez um pouco antes, e a rocha se formou em torno dele ao longo do tempo.

No fim das contas, a descoberta do martelo preso na rocha pela família Hahn levou a uma montanha-russa de teorias malucas e desmistificações. Embora não tenha reescrito a história ou abalado a teoria da evolução, com certeza rendeu uma bela história, lembrando a todos nós que, às vezes, até os objetos mais comuns podem levar a relatos extraordinários.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.