Misterioso complexo de pedras é descoberto submerso lago na Europa

Nas profundezas do Lago de Constança, na Europa, trabalhos arqueológicos recentes revelaram quase 200 estruturas de pedra que datam da Idade da Pedra. Não está claro quem construiu esses montes de pedras, nem por quê, mas algumas investigações recentes no local submerso procuraram cavar um pouco mais fundo no mistério.

O chamado “Stonehenge suíço” pode ser encontrado no Lago de Constança, um corpo de água situado onde as fronteiras da Alemanha, Suíça e Áustria se encontram na Europa Central.

Em 2015, cerca de 170 montes de pedras (basicamente uma pilha de pedras feitas pelo homem) foram descobertos no trecho sul do Lago Constança, dispostos a cerca de 300 metros de distância da costa em uma parte rasa desse lago que tem um profundidade inferior a 5 metros. Ao todo, as dezenas de pilhas de pedra formam um recurso subaquático de 10 quilômetros.

Conforme detalhado em um estudo de 2021, está claro que essas estruturas não foram formadas por processos naturais e provavelmente foram criadas por humanos no período neolítico, com algumas estruturas de pedra datadas de mais de 5.500 anos.

Em algum momento após esse período, embora não esteja claro quando exatamente, os montes de pedras foram submersos na água devido à mudança climática que elevou o nível do lago em 3 a 5 metros.

Urs Leuzinger, pesquisador do Museu de Arqueologia do Cantão de Thurgau, disse  que nas últimas semanas houve outra expedição ao local submerso, que revelou uma série de novas características. Isso incluía algumas pilhas de madeira sob as pedras marcadas com cortes de um machado de pedra.

Pesquisas anteriores do Lago de Constança revelaram uma série de moradias submersas datadas da era neolítica que parecem ter sido erguidas acima da água sobre palafitas. Leuzinger sugere que os montes de pedras recém-descobertos podem ter sido construídos pela mesma comunidade que viveu nessas moradias. Acredita-se que essas palafitas também datam do ano 3.500 aC, assim como os montes de pedras.

No entanto, provar esta ligação entre as pedras e as habitações é extremamente difícil, uma vez que os investigadores quase nada sabem sobre quem habitou esta área durante o Neolítico. Embora saibamos um pouco sobre os edifícios em que viveram, sua cultura, dieta, crenças e estilo de vida permanecem um mistério total.

“Ainda não sabemos por que os habitantes das pilhas do Neolítico construíram essa estrutura de 10 quilômetros de comprimento com cerca de 170 montes de pedras ao longo da margem sul do Lago de Constança”, disse Leuzinger.

Ele acrescentou: “Armadilhas de pesca, sistema de defesa, limpeza dos campos, plataforma de culto, estrutura funerária , calendário astronômico – quem sabe ?!”

buy metformin metformin online